topfiep

segunda-feira, 9 de março de 2015

A FIEP no Pará comemora 44 anos.


História da FIEP no Estado Pará.
A Federação Internacional de Educação Física (FIEP), fundada no dia 02 de Julho de 1923 em Bruxelas – Bélgica, é um organismo mundial, que junto com outros, lutam para a difusão da Educação Física do Esporte na perspectiva da Educação, objetivando difundir em todos os países, o desenvolvimento das Atividades Físicas, Educativas, Recreativas, Lazer, Saúde e Esportes para Todos, a formação dos professores, atualizando e aperfeiçoando constantemente a proteção da profissão e contribuindo para a cooperação internacional nestes domínios.

Em 1949, o presidente Mundial da FIEP Major J.G. Thulin, designou os primeiros Delegados da FIEP para o Brasil. Os Professores Alfredo Colombo (Rio de Janeiro e Leste do Brasil); Sylvio José Raso (Minas Gerais e Norte do Brasil); Antônio Boaventura da Silva (São Paulo e Oeste do Brasil); Jacintho Francisco Targa (Rio Grande do Sul e região Sul do Brasil). 
O professor Sylvio José Raso, que era delegado da FIEP de Minas Gerais e Norte do Brasil, responsável pelas nomeações e indicações dos delegados para a região norte do Brasil, sentindo a dificuldade em fazer que a Educação Física chegasse através da FIEP para todos os Estados e territórios da região norte, resolveu nomear professores que tinham liderança e participação nos poucos eventos existentes na época. 
Em 1971, o professor NAGIB COELHO MATNI, foi nomeado delegado para região norte, nesta mesma oportunidade o professor José Eduardo Gomes Barreira, da cidade de Fortaleza, estado do Ceará também foi nomeado como delegado para a região Nordeste. Somente em 1977, o delegado geral da FIEP no Brasil o Gen. Olavo Amaro da Silveira da cidade de Belo Horizonte do Estado de Minas Gerais, nomeou o Professor NAGIB COELHO MATNI, como o primeiro delegado regional da FIEP para o Estado do Pará, em 1981, a professora Silvia Maria Correa Pereira foi nomeada Delegada adjunta da FIEP, para auxiliar o delegado regional e em 1989, o professor Franklin Ronaldo Martins Tavares foi nomeado delegado adjunto até 1992 que foi indicado como delegado regional do estado do Pará pelo próprio professor Nagib. Foi neste ano que o estado do Pará teve importante participação com delegações formadas principalmente por acadêmicos de educação física do Estado, nos congressos internacionais da FIEP em Foz de Iguaçu. Com apresentações de grupos folclóricos (Grupo Para folclórico Açaí), neste ano, o estado do Pará ganhou o prêmio de maior delegação brasileira com os delegados adjuntos Prof. Beto Ceará e Rosinha Costa. 
Atualmente, o estado do Pará constitui sua delegacia com os seguintes delegados: Delegada Regional Profª Rosinha Costa (Belém), Delegado Adjunto Roberto Ramalho (Marabá) e Alyni Maciel como divulgadora oficial.
http://www.edfisicasemfronteiras.blogspot.com.br/

Nenhum comentário: