topfiep

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Icoaraci ganha escola com educação em tempo integral.

Uma escola com oito salas de aula amplas e climatizadas, um mini auditório, refeitório, salas multimeios, sala de recursos multifuncionais para atender alunos com deficiência, e espaço de lazer. Estas são apenas algumas das características da Escola Municipal Sabino Barreto que foi inaugurada na manhã desta quarta-feira, 11, no bairro das Águas Negras, em Icoaraci.
A Unidade de Educação deu início às aulas no dia nove de fevereiro, para não prejudicar o calendário escolar, e atende a alunos do Jardim I em tempo integral e a educação fundamental, do 1º ao 3º ano, com turmas nos turnos da manhã e da tarde. A escola, além de atender a necessidade educacional dos filhos dos moradores, traz também a esperança de várias mães em conseguir o tão esperado emprego.
“Ter uma escola como esta é muito bom para nós que moramos aqui. A gente está tendo uma oportunidade que muitos não têm. Sem falar que a minha filha vai poder ficar o dia todinho aqui e eu vou ter a oportunidade de começar a trabalhar e ter uma vida melhor”, disse a dona de casa, Rosiane Silva Leal.
Durante a inauguração, que contou com a presença de autoridades, representantes da comunidade e moradores, o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, ressaltou a importância e a felicidade em poder entregar à população mais um espaço educacional com excelente estrutura e com ensino de qualidade, dentre tantas obras realizadas em sua gestão.
“Eu, enquanto prefeito, me sinto feliz em entregar mais uma escola que não fica atrás de nenhuma outra escola particular. Entre os investimentos realizados estão a saúde e o saneamento, mas a educação é que transforma, por isso,  nesta área o investimento feito pela Prefeitura é de 28%, acima do limite estabelecido”, afirmou Zenaldo, complementando, “ vamos aguardar que este investimento, com excelentes condições de ensino e profissionais qualificados possa ser refletido no aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação, o Ideb. E os pais e a comunidade devem estar junto, participando da escola que é importante, mas o fundamental são os valores e a educação ensinados dentro de casa”, afirmou.
A secretária municipal de Educação, Rosinéli Salame, falou do entusiasmo em entregar mais um espaço de educação. “Este é mais um espaço com qualidade superior. Mas, não é apenas um prédio bom, estamos oferecendo também um alto nível de qualidade na educação”, declarou.
No rosto dos alunos era notável o orgulho e o contentamento de estar em uma sala de aula nova e climatizada. “Aqui a sala de aula é grande. É friozinho, ainda estou me acostumando. A professora e os meus colegas são bem legais. Prefiro estudar aqui do que na minha antiga escola ”, disse aluna do Jardim, Juliana Leal Santa Brígida, ao se referir a escola particular em que estudava.
A escola Sabino Barreto traz em seu nome uma homenagem ao homem da comunidade, falecido há quinze anos e um dos primeiros moradores da área, que lutou para o espaço, ainda sem nenhuma construção, se tornasse um dia uma escola para atender as crianças da área.
Hoje, seu bisneto é um dos favorecidos pela nova escola entregue à comunidade. O sentimento, de acordo com Luiz Guilherme Barreto não poderia ser diferente. Ele se diz orgulhoso e feliz pela recordação que terá do seu bisavô. “É legal porque foi colocado o nome dele. É muito especial porque ele era o morador mais antigo”, disse o aluno Luiz Guilherme, de 8 anos.
A climatização, mobília e a estrutura do prédio valorizam não só os próprios alunos, mas também os profissionais que atuam dentro de sala de aula e os cuidados para manter tudo isso limpo e organizado já começaram. “Aqui é uma escola de primeiro mundo, um lugar que as crianças conseguem se concentrar e aprender melhor. Todos os alunos, ao final do dia, fazem uma verificação de mesas, cadeiras e da própria parede, para ver se está tudo limpinho. Com isso, eles mesmos se policiam em manter o ambiente limpo”, explicou Ivone Santos, professora do segundo ano.
Para comemorar a inauguração da escola houve ainda a apresentação do projeto da equipe técnica da educação infantil da Secretaria Municipal de Educação, Chuva Poética, com a performance “ A casa de ser feliz” e a apresentação de dança feita por crianças que moram próximo à escola. 
 Icoaraci ganha escola com educação em tempo integral.
 Icoaraci ganha escola com educação em tempo integral.
 Icoaraci ganha escola com educação em tempo integral.
 Icoaraci ganha escola com educação em tempo integral.
 Icoaraci ganha escola com educação em tempo integral.
 Icoaraci ganha escola com educação em tempo integral.
Texto: Aline Saavedra
Foto: Rosinha Costa
Secretaria Municipal de Educação (SEMEC)

Nenhum comentário: