A Rua Nossa Senhora do Ó, em Mosqueiro, foi palco de muita diversão, alegria e paixão entre os foliões, neste domingo, 15. Um grande público compareceu para prestigiar o desfile das três escolas de samba do distrito: Os Piratas da Ilha, Peles-Vermelha e Estação Primeira de Maracajá.
O diretor cultural da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), Marcos Marques, afirma que o carnaval da ilha cresce cada vez mais e o espaço não tem sido suficiente para comportar todo o público. “É preciso ser estudado um novo espaço, com uma estrutura maior e melhor para receber essas pessoas.
O Carnaval de Mosqueiro só tem a crescer”, avalia.
Quem acompanhou de perto esse desenvolvimento foi a advogada Elva Coelho, que comemora há 12 anos as festas carnavalescas na ilha. Na companhia do marido Gilmar Bahia e os filhos, Gilmar Henrique e Gilliane Vitória, ela conta que a preferência pelo local se dá pelo ambiente familiar que o distrito de Mosqueiro transmite aos brincantes. “Aqui a gente pode trazer as crianças, a família e os amigos e consegue se sentir em segurança. Esse ano, o evento ficou bem mais organizado e tem muito mais policiamento”, observa.
As crianças brilharam na avenida e demonstraram que as expectativas para o futuro são boas. Com apenas 11 anos, Leônidas Santos já esperava ansioso, na ala da bateria, para a entrada da escola de samba dos Peles-Vermelha.
Esta foi a sua primeira experiência no carnaval e contou com o incentivo de seu irmão, que o ensinou a tocar a “caixa”, instrumento que ele mostrou dominar durante a sua apresentação.
Para alguns moradores, as melhorias do evento, como a organização e o crescimento do público, já foram percebidas. Este é o caso de Seu Manoel Carlos e Dona Raimunda Ferreira (de 72 e 70 anos, respectivamente), que acompanham juntos, há meio século, as festas de carnaval em Mosqueiro. Ambos garantem que hoje as festas de Carnaval recebem mais apoio da Prefeitura, o que trouxe vários benefícios, como a segurança, para o carnaval da ilha.
Jurados do desfile das escola de samba de Mosqueiro
escola estação Maracajá
Escola de Samba Piratas da Ilha.
Escola Os Peles Vermelha.
Escola Estação Maracajá
Escola Os Peles Vermelha.
Escolas de Samba de Mosqueiro fazem bonito e conquistam o público no domingo de Carnaval.
Escola Estação Maracajá
Texto: Ewelin Gamelas
Foto: Uchôa Silva/Comus
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)
Nenhum comentário:
Postar um comentário