topfiep

sábado, 20 de setembro de 2014

Projeto do Liceu Raimundo Cardoso premiado pelo Iphan valoriza a cultura e tradição de Icoaraci.

A Escola Municipal Liceu Mestre Raimundo Cardoso recebeu nesta sexta-feira, 19, placa de homenagem do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), pelas ações vencedoras da etapa estadual do PRÊMIO Rodrigo Melo Franco de 2013. A escola municipal concorreu ao PRÊMIO com o Projeto Ações Educativas: Sextas de Café com Memória do Liceu.
Diretora do Liceu Mestre Raimundo Cardoso Profa. Janice Lima.
A cerimônia de homenagem encerrou o ciclo de palestras realizado pelo Iphan, “Conversa Pai D’égua: falando sobre patrimônio” . O evento é composto por Mesa Redonda com palestras que apresentaram as ações selecionadas na etapa estadual do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade 2013.
“ A participação dos alunos da rede municipal é muito importante. São esses meninos que hoje estão aprendendo um pouco mais sobre patrimônios que futuramente poderão ser SERVIDORES públicos, restauradores ou pesquisadores que darão continuidade no trabalho de  salvaguardar o patrimônio histórico”, disse a técnica em educação do Iphan, Carla Cruz.
O Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade é uma homenagem ao primeiro presidente do Iphan e foi criado em 1987 em reconhecimento a ações de proteção, preservação e divulgação do patrimônio cultural brasileiro.

Professores e alunos da escola Liceu Mestre Raimundo Cardoso.
O Projeto Ações Educativas: Sextas de Café com Memória do Liceu realizado desde 2012 pela escola Liceu Mestre Raimundo Cardoso, em Icoaraci, tem por objetivos promover e fortalecer o diálogo entre as comunidades escolar e extraescolar, sobre questões relativas à educação e ao patrimônio cultural por meio de palestras, exposições de arte, arrastão cultural, apresentações culturais, saraus.
Esta ação contribui para  o conhecimento e envolvimento dos alunos com a cultura local. "Antes de entrar no projeto eu não sabia da importância que os patrimônios têm pra cidade. Mas agora, eu sei que eles fazem parte da nossa cultura e temos que preservar", disse o aluno do 9º ano da unidade, Max Marcelo.
A periodicidade dos “Sextas de café com memória” é bimestral e ocorre ao longo de toda uma sexta-feira, duas vezes por semestre. Nesses encontros, são apresentados os resultados parciais e finais dos projetos interdisciplinares.

“Este projeto possui um grande envolvimento dos alunos com a comunidade. Devido uma das temáticas abordadas seja a cerâmica do Paracurí,  patrimônio cultural da localidade da escola, a comunidade se identifica e participa de forma intensa. Isso motiva a continuidade do projeto, almejando novos frutos para a escola”, afirmou a diretora da escola, Janice Lima.
Em função do  “Sextas de café com memória”, a escola fechou parceria com o Museu Emílio Goeldi e está trabalhando em um novo projeto, "Calçada da Memória". que fala especificadamente da cerâmica do Paracurí.
Texto: Andreza Carvalho
Foto: Rosinha Costa
Secretaria Municipal de Educação (SEMEC)

Nenhum comentário: