topfiep

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Tai chi chuan e Wushu

Exame de Faixa-Associação TAO CHI de Wushu.
Turma de Tai Chi Chuan: Karina,Helena,Marcos e Paula.
Turma de Wushu ( Kung Fu):Mônica,Eimar,Alan,Karina e Vitor Hugo.

O Tai Chi Chuan (em chinês: 太極拳 pinyin: Tàijí quán) é uma arte marcial interna chinesa, categoria nomeada em chinês de neijia (內家).Este estilo de arte marcial é reconhecido também como uma forma de meditação em movimento.Os princípios filosóficos do Tai Chi Chuan remetem ao Taoísmo e à Alquimia Chinesa.

Do pinyin: Wushu (mandarim padrão: 武術 ou 武术) é um termo chinês que literalmente significa "arte da guerra". No Brasil o termo normalmente usado é o Kung Fu (pinyin: Gongfu). No entanto, na China este termo caracteriza qualquer tarefa feita com perfeição, não apenas artes marciais. Temos também outro termo bastante usado na China, Kuoshu (pinyin: Guoshu), que significa "arte nacional", este termo foi imposto pelo governo chinês para designar a arte marcial (Wushu) de uma forma mais nacionalista.

A relação de Yin e Yang, os Cinco Elementos, o Ba Gua (Oito Trigramas), o Livro das Mutações
(I Ching) e o Tao Te Ching de Lao Zi são algumas das principais referências para a compreensão de seus fundamentos.Os textos clássicos do Tai Chi Chuan escritos pelos mestres orientam a:

* Vencer o movimento através da quietude (Yi Jing Zhi Dong) 以靜制動
* Vencer a dureza através da suavidade (Yi Rou Ke Gang) 以柔克剛
* Vencer o rápido através do lento (Yi Man Sheng Kuai) 以慢勝快O Tai Chi Chuan tem suas raízes na China, sendo atualmente uma arte praticada no mundo todo. É apreciado no ocidente especialmente por sua relação com a meditação e com a promoção da saúde, oferecendo aos que vivem no ritmo veloz das grandes cidades uma referência de tranquilidade e equilíbrio.Yang Chengfu na postura do Tai Chi conhecida como Chicote (Tan Pien), c. 1918.Os criadores do Tai Chi Chuan basearam sua arte na observação da Natureza - não apenas na observação dos animais, mas no estudo dos princípios da interação entre os diversos elementos naturais.

Como somos parte desta natureza, o conhecimento destes princípios e de como atuam dentro de nós, estudados pela Medicina Tradicional Chinesa, revelam o Tai Chi como uma fonte efetiva de energia que encontra-se em nosso interior, situada na região do corpo nomeada pelos chineses de Dantian Médio.

Texto:Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fotos:Rosa Costa

Nenhum comentário: