topfiep

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Dança Escolar

PATRÍCIA RIBEIRO FEITOSA LIMA
Fortaleza / CE
patriciafeitosa.profa@gmail.com

No Brasil, na primeira metade do século XX, no
campo do ensino artístico, as disciplinas Canto
Orfeônico, Desenho, Música e Trabalhos Manuais
integravam os programas das escolas primárias e
secundárias. O ensino da Arte visava transmitir
códigos, conceitos e habilidades técnicas referentes
às linguagens artísticas – reflexo da pedagogia
tradicional vigente na educação escolar. A dança e
o teatro eram reconhecidos apenas em festas de
Natal, Páscoa, entre outras. Por outro lado, o ensino
da Arte, em algumas escolas, também foi
influenciado pelo modernismo, reproduzindo
uma investigação que pretendia uma orientação
curricular.

A dança já faz parte da natureza do homem, e se concretiza através
da movimentação corporal para facilitar relacionamento consigo mesmo, com os
outros e com o ambiente que o cerca.
A dança na escola pode contribuir para que os educando adotem atitudes de valorização e apreciação das manifestações expressivas e culturais brasileiras
(Vanja Ferreira)
Editora Sprint-2005

Nenhum comentário: