topfiep

domingo, 23 de maio de 2010

FOLCLORE - Profa.Rosa Costa


Carla Marie Kató-Secretária de Educação.
Deize Freitas-Chefe de Gabinete
Prof.Kleber-Coordenador de Esporte
Santa Izabel/PA-maio de 2010


Turma de Professores e alunos - Santa Izabel/PA-Maio de 2010


Folclore é um gênero de cultura de origem popular, constituído pelos costumes e tradições populares transmitidos de geração em geração.
Todos os povos possuem suas tradições, crendices e superstições, que se transmitem através de lendas, contos, provérbios, canções, danças, artesanato, jogos, religiosidade, brincadeiras infantis, mitos, idiomas e dialetos característicos, adivinhações, festas e outras atividades culturais que nasceram e se desenvolveram com o povo.

A Carta do Folclore Brasileiro, em sintonia com as definições da UNESCO, declara que folclore é sinônimo de cultura popular e representa a identidade social de uma comunidade através de suas criações culturais, coletivas ou individuais, e é também uma parte essencial da cultura de cada nação.

Deve-se lembrar que o folclore não é um conhecimento cristalizado, embora se enraíze em tradições que podem ter grande antiguidade, mas transforma-se no contato entre culturas distintas, nas migrações, e através dos meios de comunicação onde se inclui recentemente a internet.

Parte do trabalho cultural da UNESCO é orientar as comunidades no sentido de bem administrar sua herança folclórica, sabendo que o progresso e as mudanças que ele provoca podem tanto enriquecer uma cultura como destruí-la para sempre.
(Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre).
Aula de Danças Folclóricas - Santa Izabel/PA 2010.avi




Desfeiteira
Dança de pares enlaçados que circulam livremente pelo salão. A única obrigatoriedade é passar, cada par por sua vez, diante do conjunto musical que executa partituras alegres e vivas. Repentinamente, os músicos cessam de tocar, e os pares também estancam, onde estiverem.

O que estiver na frente da banda passará por uma prova: o músico-chefe escolhe a dama ou o cavalheiro para declamar versos. Quem não conseguir é vaiado por todos e, por essa desfeita, paga uma prenda, ficando assim desfeiteado. O acompanhamento musical é feito por violão, clarinete, cavaquinho, acordeão e pandeiro. É dança presente em toda a região amazônica, sem calendário fixo.

Nenhum comentário: