Novembro Azul
Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por
diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a
respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico
precoce do câncer de próstata.
O movimento
surgiu na Austrália, em 2003, chamado Movember,
aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata,
realizado a 17 de novembro.
No Brasil, o
Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo
de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer
o exame de toque, e obteve ampla divulgação.
Em 2014, o
Instituto realizou 2.200 ações em todo o Brasil, com a iluminação de pontos
turísticos (como Cristo Redentor, Congresso Nacional, Teatro Amazonas,
Monumento às Bandeiras), adesão de celebridades (Zico, Emerson Fittipaldi,
Rubens Barrichello), ativações em estádios de futebol, corridas de rua e
autódromos, além de palestras informativas, intervenções em eventos populares e
pedágios nas estradas.
Em muitos locais
do mundo, instituições são iluminadas de azul, caminhadas são propostas, ações
em ruas movimentadas, etc.
Depois de inúmeras ações para comemorar o Outubro Rosa,
que chamou a atenção de mulheres para a prevenção do câncer de mama, o foco
agora são os homens!
No mês de novembro, todo o mundo se une em prol da
Campanha Novembro Azul.
A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), que entrevistou
5000 homens em 2013, revelou:
·
47%
dos entrevistados nunca realizaram exames para detectar o câncer de próstata,
·
44%
jamais se consultaram com o urologista
·
51%
nunca fizeram exames para aferir os níveis de testosterona (hormônio masculino)
no sangue.
Diante desses números, não é de se assustar que o câncer
de próstata, hoje, seja o segundo que mais acomete homens.
Cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65
anos.
O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil
pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos
(exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo
aumento na expectativa de vida.
Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida,
espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria,
porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³ )
que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.
Em vários países,
o Movember é mais do que uma simples campanha de conscientização. Há
reuniões entre os homens com o cultivo de bigodes (ao
estilo Mario Bros), símbolo da
campanha, onde são debatidos, além do câncer de próstata, outras doenças como o
câncer de testículos, depressão
masculina, cultivo da saúde do homem, entre outros.
Nesta mesma linha de raciocínio o Núcleo
de Atenção a Saúde do Trabalhador, a cada ano vem mobilizando a sociedade
belenense e em especial os servidores da Secretaria Municipal de Educação a
aderirem ao movimento mundial "Novembro Azul", que visa chamar
atenção, diretamente, para essa realidade. Este ano a campanha do
"Novembro Azul", que tem como objetivo enfatizar a Prevenção e Combate ao câncer de próstata e pênis conta com o Tema: “Homem também Precisa se cuidar...”.
PROGRAMAÇÃO:
DIA:
04/11/2016 Abertura
09h30
– Participação de nossa Secretária de Educação Rosinéli Salame
09h45
– Histórico das Campanhas
10h-10h30
– Apresentação Cultural
11h00
– Encerramento da programação com Apresentação Cultural da e
distribuição de preservativos.
PALESTRAS
·
Dia 08/11/16
das 10h00 as 11h00 – Prevenção do Câncer de Pênis e Próstata
Palestrante: Fisioterapeuta Jorge Spinelli
·
Dia 22/10/16
das 15h00 as 16h00 – “Impotência Sexual e Ejaculação Precoce” Palestrante:
Fisioterapeuta Jorge Spinelli
Encerramento dia: 29/11/2016
Apresentação Cultural : Coral do TCE Eva Andersen se apresenta em projeto do Governo do Estado.
Equipe da SEMEC.
Apresentação Cultural : Grupo musical da E.M. Josino Viana.
Fonte: Emerson Moreira/NAST/SEMEC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário