topfiep

terça-feira, 24 de maio de 2016

À espera da tocha olímpica, Belém avança com preparativos

Capital paraense será uma das mais de 300 cidades que receberá o símbolo das Olimpíadas

Por: Redação ORM NewsEm 13 DE MAIO, 2016 - 18H23 - OLIMPÍADAS
Um dos maiores símbolos dos jogos olímpicos, a tocha, chegará a Belém no dia 15 de junho, mas os preparativos para recebê-la já estão em estágio avançado. Uma reunião nesta sexta-feira (13) definiu o trajeto dela na capital paraense.
O encontro aconteceu na Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), com a participação de representantes de órgãos do Governo e Prefeitura e o roteiro traçado para o percurso, que terá 32 quilômetros, foi saindo do Estádio Olímpico do Pará até o Portal da Amazônia.
Em Belém, a tocha será conduzida por 162 personalidades esportivas, como a judoca pentacampeã mundial Daniela Tanaka e o ex-campeão do UFC, Lyoto Machida, que será o responsável pelo acendimento da chama. Serão 32 quilômetros de percurso.
O roteiro nacional inclui mais de 300 cidades pelo Brasil. Ao longo de 95 dias, 12 mil pessoas participarão do revezamento da Tocha Rio 2016. Belém será a segunda das cidades na rota aérea, que percorrerá 10 mil milhas em trechos das regiões Norte e Centro-Oeste, entre Teresina e Campo Grande.
Foto: Sidney Oliveira / Agência ParáFoto: Sidney Oliveira / Agência ParáO Comitê Olímpico Brasileiro (COB) chegará a Belém trazendo todo o aparato para a cerimônia do revezamento da tocha às 09:45 do dia 15 de junho, uma quarta-feira. Em seguida, eles serão conduzidos, em dois comboios escoltados por um forte esquema de segurança, até o Estádio Olímpico do Pará, onde será iniciado o revezamento da tocha olímpica até o Portal da Amazônia. Cento e sessenta e dois paraenses estão sendo selecionados pelo COB para levarem a tocha e a relação dos condutores só será divulgada no dia 14 de junho, véspera do evento.
Cada condutor levará a chama por cerca de 200 metros. O estádio abrirá os portões para o público a partir das 8 da manhã e grupos de carimbó estarão fazendo a preliminar da festa até a chegada dos representantes do Comitê Olímpico Brasileiro. 
Na próxima sexta-feira (20), uma nova reunião vai definir detalhes sobre o esquema operacional e dia 1º de junho, com uma simulação pelas ruas do percurso. 'Hoje foi apresentada a programação pela Prefeitura, de acordo com o que o Comitê Olímpico estabeleceu, e com base nessa programação, definimos alguns grupos de trabalho que vão trabalhar na segurança ostensiva, preventiva e repressiva, outro no acompanhamento, no monitoramento de possíveis manifestações e um outro, na recepção. Esses sub grupos vão montar os seus planos detalhados e na próxima reunião, vamos fechar o esquema de operacionalização', concluiu o Coronel Hilton Benigno, secretário adjunto da Segup.
De Belém, a tocha olímpica vai para Macapá e no dia 17, retorna ao Pará, dessa vez em Santarém. Todo este processo será encerrado com as Olimpíadas do Rio de Janeiro, que acontecerá de 5 a 21 de agosto. 

Nenhum comentário: