topfiep

sábado, 30 de janeiro de 2016

Blocos e escolas de samba invadem a avenida no desfile oficial de Icoaraci.

A Rua 15 de agosto, no distrito de Icoaraci, tinha uma movimentação atípica na noite desta sexta-feira, 29. Ao invés de carros, motos e ônibus, por ali passavam as alegorias que participaram do desfile oficial do distrito, realizado pela Prefeitura de Belém. Máscaras, adereços coloridos, plumas e acessórios com os símbolos da cultura belenense, faziam parte das fantasias dos brincantes. A estimativa é que mais de 10 mil pessoas tenham acompanhado o desfile.
Ao todo, foram sete blocos e quatro escolas de samba que passaram pela 15 de agosto. A professora Vilma Lúcia, de 55 anos, veio do estado do Amapá, a convite da irmã, para desfilar na tradicional escola Boêmios da Vila Formosa. Ela conta que "imaginava algo menor. Minha irmã falou que era apenas uma brincadeira e quando eu cheguei e vi a estrutura fiquei admirada e quero voltar mais vezes".
 Blocos e escolas de samba invadem a avenida no desfile oficial de Icoaraci
 Blocos e escolas de samba invadem a avenida no desfile oficial de Icoaraci
Neste ano em especial, todas as agremiações renderam homenagens aos 400 anos de Belém em seus sambas-enredo. Mesmo com a chuva, o público aguardava com ansiedade a passagem das escolas de samba. "De sombrinha e tudo, mas estou aqui. Está tudo tranquilo, sem briga e sem violência", disse a aposentada Fátima Lemos, de 63 anos.
O agente distrital de Icoaraci, Armando Tavares explicou que este ano o desfile foi realizado em apenas uma noite para garantir melhor organização e segurança para os brincantes e servidores do distrito. “A mudança recebeu o apoio e o reconhecimento da população. É dessa forma que a Prefeitura de Belém está fazendo o carnaval do jeito certo", ressaltou.
Segurança e infraestrutura - O distrito de Icoaraci contou com o efetivo de 60 homens da Guarda Municipal e três viaturas para garantir a segurança. Equipes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros também auxiliaram no desfile. Para dar conforto ao público foi armada uma arquibancada do lado direito da Avenida 15 de agosto. Barras metálicas foram colocadas ao longo de toda a via para manter a organização do evento. A apuração e resultado do desfile ocorrem no dia 04 de fevereiro.
A  programação do Carnaval 400 anos da Prefeitura de Belém segue durante o mês de fevereiro. Confira as datas e locais no
Texto: Igor Pereira
Foto: Neldson Neves 
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário: