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sexta-feira, 1 de maio de 2015

10º ENCONTRO INTERDISCIPLINAR PIAUIENSE. ISEPRO - Agua Branca - Piaui

 Importância do Brincar: 

 Solenidade de abertura do 10º ENCONTRO INTERDISCIPLINAR PIAUIENSE. ISEPRO - Agua Branca - Piaui.









Hoje, as influências teóricas e contextuais avançaram nas formas de pensar e fazer a educação das crianças de zero a seis anos. As contribuições de Piaget, Vygotsky, Wallon, entre outros, assim como  experiências concretas na realidade brasileira, permitem uma perspectiva em que se priorizam na Educação Infantil as bases de formação para cidadania, percebendo-se a criança como um ser humano pleno. Os primeiros anos de vida são de extrema importância para a formação do ser humano, tendo em vista a concepção da criança como um indivíduo em sua totalidade. 

Este fato torna cada vez mais evidente a preocupação que se deve ter com a criança de zero a seis anos. A construção de uma base ampla para que a criança possa desenvolver em seu todo. Por meio do brincar é onde a criança mais se desenvolve especialmente na idade pré-escolar, a brincadeira proporciona o maior avanço na capacidade cognitiva da criança. E é por meio do brinquedo que a criança se apropria do mundo real, domina conhecimentos, se relaciona e se integra culturalmente. Ao brincar e criar uma situação imaginária, a criança pode assumir diferentes papéis: ela pode se tornar um adulto, outra criança, um animal, ou um herói televisivo; ela pode mudar o seu comportamento e agir e se comportar como se ela fosse mais velho do que realmente é, pois ao representar o papel de “mãe”, ela irá seguir as regras de comportamento maternal, porque agora ela pode ser a “mãe”, e ela procura agir como uma mãe age. É no brinquedo que a criança consegue ir além do seu comportamento habitual, atuando num nível superior ao que ela realmente se encontra.

O desenvolvimento da criança acontece através do lúdico. Ele precisa brincar para crescer. Segundo Piaget, a maneira da criança assimilar (transformar o meio para que este se adapte às suas necessidades) e de acomodar (mudar a si mesmo para adaptar-se ao meio) deverá ser sempre através do lúdico.
“Os métodos de educação exigem que se forneça as crianças um material conveniente, a fim de que jogando, elas, cheguem a assimilar as realidades intelectuais, que sem isso, permanecerem exteriores à inteligência infantil”
Para Piaget, quando brinca, a criança assimila o mundo á sua maneira, sem compromisso com a realidade, pois sua interação com o objeto não depende da natureza do objeto, mas da função que a criança lhe atribuir. É o que Piaget chama de jogo simbólico, o qual se apresenta inicialmente solitário, evoluindo, para a representação de papéis como brincar de médico, de casinha, de mãe etc.

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