topfiep

sábado, 3 de janeiro de 2015

Artrite ou artrose: saiba por que esses problemas são tão comuns na terceira idade

Dor nas articulações é uma das principais queixas durante o envelhecimento


Artrite ou artrose: saiba por que esses problemas são tão comuns na terceira idade Sergey Galushko/Deposit Photos
Foto: Sergey Galushko / Deposit Photos
Aquela dorzinha nas articulações quando o tempo esfria, aquele inchaço nas mãos quando esquenta, aquele incômodo na cicatriz da cirurgia quando vai chover. Tudo isso faz muito sentido. Frio, umidade e calor causam desconfortos até em quem está muito bem de saúde. Mas, com o passar dos anos, nossos músculos e nossas articulações podem sofrer com artrite ou artrose, doenças que acometem principalmente as mãos, os joelhos, os quadris e a coluna.
– A artrose é uma doença degenerativa bastante prevalente. Geralmente, acontece com pessoas que têm predisposição genética. Em mulheres, geralmente, a dor mais acentuada é nas mãos. Já os homens reclamam mais dos quadris – explica o reumatologista Henrique Staub, do Hospital São Lucas.

A doença é conhecida pelo aumento do volume em função do inchaço que causa. Pela manhã, a dor é mais intensa e, se não for tratada, pode se intensificar durante o dia também. Rigidez e dificuldade para estender mãos e perdas também são sintomas conhecidos.
Já a artrite é um fenômeno diferente. A membrana que fica dentro das articulações inflama e a pessoa pode ter dor intensa.
– A artrite é mais agressiva, causa deformidades e acontece mais em mulheres, atingindo suas mãos, seus punhos, os cotovelos e os joelhos – comenta o médico.
Frio e calor causam sensações estranhas nas articulações de quem pode ter um desses problemas. A umidade causa microesquemias intensificando a dor nas articulações. Já o calor faz com que essas regiões do corpo sofram vasodilatação. O inchaço é o principal sintoma quando o tempo esquenta, causando grande desconforto. As cirurgias causam um fenômeno de inflamação, que é a cicatrização. O clima também traz grande desconforto porque coloca essas áreas em estresse.
– A exposição à água morna pode dar a sensação de bem-estar e analgesia. No entanto, não é recomendada para longos períodos porque causa queda de pressão.
Alimentação saudável e exercícios sempre podem trazer benefícios para as articulações nesse processo de envelhecimento. Mas se a dor já chegou, é hora de procurar um médico.

Nenhum comentário: