topfiep

segunda-feira, 27 de maio de 2019

Relação entre exercício físico e doenças crônicas será tema de curso em congresso na UFPI.

O Curso Exercício físico em doenças crônicas não transmissíveis promete ser um dos 13 cursos a agitar o XIV Congresso Piauiense Científico da Federação Internacional de Educação Física – delegacia Regional Piauí – FIEP-PI, de 29 de maio a 1º de junho, no Setor de Esportes da Universidade Federal do Piauí, em Teresina. O curso será ministrado pelo professor especialista em treinamento físico e desportivo pela UFPI, Aureliano Machado e Oliveira, nos dias 30 e 31 de maio, na Academia, de 8h às 12 horas.

O objetivo principal do curso é discutir um assunto que se tornou prioridade para a Organização Mundial de Saúde – OMS, que é a contenção epidemiológica das doenças crônicas degenerativas no mundo. “Está cada vez mais comum a presença desse tipo de grupo na prática de atividade física e a prescrição de exercício físico para esse público requer orientações que possam auxiliar na melhoria destas doenças, não colocando os mesmos em riscos eminentes que possam ser potencializados pela prática de atividade física de forma não especializada”, explicou Aureliano Machado.

Entre as doenças crônicas, estão a obesidade, câncer, hipertensão arterial, osteoartrose, entre outras.

O ministrante afirmou que é necessário e essencial a prática do  exercício físico para esse público, pois a literatura já está consolidada quanto aos benefícios do exercício físico orientado na prevenção e também no tratamento dessas doenças, minimizando a possibilidade de sua reincidência (em casos que permita esse tipo de ação).

“Hoje em dia mais do que conhecer a fisiopatologia da doença é importante para o profissional de educação física entender sobre os mais diversos aspectos que envolvem o tratamento farmacológico dessas doenças, pois há interações importantíssimas entre a a farmacologia das dcnt’s e as variáveis impostas pelo exercício físico”, considera.

O XIV Congresso Piauiense Científico da FIEP-PI está com inscrições abertas pelo site www.fiep-pi.com.br. O evento está com inscrições abertas também para inscrições de trabalhos científicos, ao final todos os participantes de várias áreas do conhecimento. Serão ao todo 13 cursos com ministrantes do Piauí e de renome nacional, além da tradicional Mostra de Dança e a Corrida de Rua, esta voltada somente para os congressistas. A UFPI, UESPI, FSA, FAMEP, Faculdade Maurício de Nassau, UNINovafapi, IESM, Prefeitura Municipal de Teresina, Escola Santa Helena, Eugênio Fortes Academia, ISEPRO, FMS, ADUFPI são parceiras do evento.

Edição Site TV Assembleia

Fonte: Aldeia

Nenhum comentário: