topfiep

sábado, 5 de dezembro de 2015

Jogos escolares municipais reúnem quase 3 mil atletas.

O jovem atleta Johny Lucas Nascimento da Silva, de 15 anos, já está acostumado a superar desafios que podem ir além de limitações físicas. Acender a tocha olímpica na abertura dos IV Jogos Escolares Municipais foi mais um deles, vencido com a garra e a determinação que ele vem mostrando nas competições de atletismo para alunos especiais. A solenidade foi realizada neste sábado,05, na pista de atletismo do Curso de Educação Física (CEDF), da Universidade do Estado do Pará (Uepa).
 Jogos escolares municipais
 Jogos escolares municipais
 Jogos escolares municipais
 Jogos escolares municipais
Jonhy faz parte do projeto Portas Abertas, que estimula a inclusão de crianças e adolescentes com deficiência nas aulas de Educação Física, desenvolvido na escola municipal Professora Terezinha de Souza. O professor do jovem, Itair Santos, ressalta que os jogos também são uma oportunidade de inclusão. “Na nossa escola, e nas demais escolas municipais, as aulas de Educação Física favorecem a participação dos alunos com deficiência na realização das práticas esportivas e os jogos são mais um incentivo à prática do esporte”, afirma o professor .
A escola Terezinha de Souza é uma das 39 que vão competir durante os três dias da quarta edição dos jogos. Ao todo, são 2.982 alunos inscritos em diversas modalidades como futsal, futebol, atletismo, basquete, queimada e tênis de mesa. Os atletas da rede municipal de ensino foram distribuídos em seis categorias, na faixa etária de seis anos até acima de 17 anos.
As competições serão realizadas nas novas quadras poliesportivas das escolas municipais Alzira Pernambuco, Walter Leite, Antonio Carvalho Brasil, Avertano Rocha, Lauro Chaves, Donatila Lopes, Ana Barreau, Palmira Lins, Abel Martins e Liceu Escola Raimundo Cardoso.  Atualmente, quase 90% das escolas estão com as quadras reformadas e receberam cobertura, adequações de acessibilidade e equipamentos de segurança.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Rosinéli Salame, os jogos têm o objetivo de contribuir para a formação cidadã de crianças e jovens e fomentar a participação em práticas e competições esportivas. “Esse momento é a culminância de todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano pelos professores e é muito importante para os alunos, por resgatar a autoestima e a valorização da escola. A realização de mais essa edição dos jogos mostra que a prefeitura se preocupa em dar apoio e em estimular todas as formas de educação”, destaca a titular da Semec.
A pequena Eduarda Gabriele Ferreira Dias, de 10 anos, participou da solenidade de abertura dos IV Jogos fazendo o juramento em nome de todos os atletas. Ela também foi homenageada, junto com as colegas que integram o projeto Centro de Excelência Caixa Jovem Promessa de Ginástica, por terem se destacado na Copa Conjunto de Ginástica Rítmica e II Etapa do Campeonato e Torneio Paraense de Ginástica Rítmica. O projeto é realizado na Escola Municipal Antonio Carvalho Brasil, localizada no bairro da Condor e é fruto da parceria da Prefeitura de Belém com a Caixa Econômica Federal e a Federação Paraense de Ginástica.  “Os jogos escolares são importantes para aprendermos e conhecermos outras modalidades de esportes e incentivar nossa formação como atletas”, acredita Eduarda Dias.  
O evento contou com a presença de pais, familiares e demais alunos da rede de ensino, além de professores e diretores da Semec. O encerramento ficou por conta da animada apresentação da Banda de Fanfarra Avertano Rocha, da escola que leva o mesmo nome da banda, localizada no distrito de Icoaraci.
Texto: Jaqueline Ferreira
Foto: Neldson Neves 

Nenhum comentário: