Procissão segue do Trapiche de Icoaraci à escadinha do Cais do Porto.
Previsão de duração da romaria é de cerca de duas horas.
Centenas de embarcações se reuniram na Baía do Guajará na manhã deste sábado (10), para acompanhar o trajeto da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré na Romaria Fluvial. A procissão conduz a imagem do Trapiche de Icoaraci, distrito de Belém, até escadinha do Cais do Porto, no bairro da Campina, ponto de partida da Moto Romaria, a quarta da festividade. A berlinda com a imagem da Virgem Maria chegou à última parada da procissão das águas por volta de 10h50.
saiba mais
Cerca de 50 mil pessoas participaram da romaria, de acordo com a estimativa da Diretoria da Festa de Nazaré, do Dieese-Pa e da Policia Militar. A imagem é conduzida no navio Garnier Sampaio, da Marinha, em uma cúpula de vidro decorada por Simone Cosme.
Segundo o levantamento do Dieese-PA, a romaria percorre aproximadamente 18,500 km em cerca de duas horas de duração. A Polícia Militar recebe a imagem peregrina na escadinha com honras de Chefe de Estado, de acordo com a lei de 1971 que que proclamou a Virgem de Nazaré, Padroeira do Pará, Rainha da Amazônia e merecedora da homenagem.
Romarias oficiais
Na sexta-feira (9), a imagem de Nossa Senhora de Nazaré percorreu 47km da Região Metropolitana de Belém durante o Traslado para Ananindeua, a primeira romaria oficial de outubro. A procissão durou cerca de 12 horas e a imagem foi recebida na Igreja Matriz de Ananindeua com uma missa celebrada por Dom Cláudio Hummes, Arcebispo Caredeal Emérito de São Paulo.
Após a vigília, a Romaria Rodoviária foi iniciada por volta de 5h30 deste sábado (10) conduzindo a imagem em direção ao Trapiche de Icoaraci, distrito de Belém. Milhares de fiéis seguiram a procissão no trajeto pela Rodovia BR-316, Entroncamento e Avenida Augusto Montenegro até o distrito de Icoaraci, onde foi celebrada uma missa que deu início à Romaria Fluvial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário