topfiep

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Conheça o suco que elimina gorduras.

A dieta do limão promete secar até 8 kg em apenas um mês. Meio limão espremido em meio copo de água todos os dias em jejum ajuda a reduzir as gorduras indesejadas.

A dieta possui duas versões: pode ser feita com água gelada, uma vez que o corpo gasta mais energia para fazer sua temperatura voltar ao normal, ou com água morna.

"O limão reduz o armazenamento de gordura e provoca sensação de saciedade por conter fibras. Rico em vitamina C e antioxidante, previne doenças, ajuda na circulação, reduz o colesterol e evita o envelhecimento precoce", explica a nutricionista Daniela Jobst.
Por ser alcalino, o limão age no organismo como anti-inflamatório, que ajuda a eliminar gordura e funciona de forma mais eficaz reduzindo o peso.
(DOL com informações do R7)

Procissão do Recírio ocorre nesta segunda-feira em Belém.

Missa e romaria marcam encerramento da quinzena de Nazaré.
Imagem Original volta ao Glória da Basílica.

Em seguida, por volta das 6h, inicia na Praça Santuário a Missa do Recírio. A celebração da Santa Eucaristia será presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira.
Após a missa os fieis deixam a Praça acompanhando o andor que leva a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. Eles contornarão a Praça e seguirão pelas Avenidas Nazaré e Magalhães Barata até o Colégio Gentil Bittencourt, onde encerra a 223ª edição do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. A expectativa é que 50 mil pessoas acompanhem a procissão, que percorre 650 metros.
Fonte: http://g1.globo.com/pa/para/cirio-de-nazare/2015

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Cabo de Guerra.

Brincadeiras que estimulam o trabalho em equipe.

As brincadeiras da nossa infância estimulam o ritmo, o trabalho em equipe e outros benefícios. O Cabo de Guerra estimula a agilidade, o condicionamento físico, a força, a resistência, cooperação, resistência e melhora a socialização entre as crianças.

Essa brincadeira pode ser realizada com crianças a partir dos sete anos. O bom é que pode ser feita no quintal de casa, na praia, no condomínio, na rua, praças ou parques. O ideal é ter no mínimo quatro participantes. Por ser uma brincadeira barata, somente será necessária uma corda e algo para marcar o centro da corda, que pode ser um lenço. O chão pode ser marcado o centro da corda. Pode ser usado um giz ou um pedaço de graveto.

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Ao professor.

Obrigado por fazerem do aprendizado não um trabalho, mas um contentamento. Por fazerem com que nos sentíssemos pessoas de valor. Por nos ajudarem a descobrir o que fazer de melhor e, assim, fazê-lo cada vez melhor.

Obrigado por afastarem o medo das coisas que pudéssemos não compreender, levando-nos, por fim, a compreendê-las… Por resolverem o que achávamos complicados… Por serem pessoas dignas de nossa total confiança e a quem podemos recorrer quando a vida se mostrar difícil… Obrigado por nos convencerem de que éramos melhores do que suspeitávamos.
Feliz Dia dos Professores!

domingo, 11 de outubro de 2015

Fiéis acompanharam o Círio de todo o mundo.

Domingo, 11/10/2015, 15:42:08

Pela internet o Círio foi acompanhado por fies espalhados pelo mundo (Foto: Cezar Magalhães/ DOL)















A distância da capital paraense no período do Círio não é obstáculo para milhares de devotos acompanharem a festividade religiosa de outros estados e países. 
Este ano, a TV RBA transmitiu o Círio ao vivo, com exibição também pelo hotsite, o que possibilitou aos paraenses e devotos de Nossa Senhora, de todo o mundo, ficar mais perto da maior festa religiosa do norte do país.
Emocionados, muitos fiéis expressaram sua fé na Santa e a emoção de poder acompanhar o Círio. De Berlin, na Alemanha, Cimara Rodrigues ficou ligada na procissão pela internet. “Eu estou vendo pela internet. A emoção e muito forte. A fé remove montanhas”, comentou.
“Estamos acompanhando muito emocionados e cheios de fé dessa grande manifestação de fé e amor. Desejamos a todos uma ótima festa”, disse Ivanildo Quaresma, que há 4 anos mora na Itália e de lá acompanhou o Círio.
“Estou amando poder assistir ao círio depois de anos sem poder estar presente matando saudade dessa festa religiosa tão linda”, ressaltou Danyellem Sousa.
“É um alento para mim que não consegui participar este ano. Moro em Curitiba há dois anos. Estou bastante emocionado. Feliz Círio a todos”, finalizou Marcos Atar.
(DOL)  

sábado, 10 de outubro de 2015

Imagem de Nossa Senhora de Nazaré segue em Romaria Fluvial.

Procissão segue do Trapiche de Icoaraci à escadinha do Cais do Porto.
Previsão de duração da romaria é de cerca de duas horas.

Do G1 PA
Círio de Nazaré Belém romaria fluvial (Foto: Raimundo Paccó/Frame/Frame/Estadão Conteúdo)Centenas de embarcações participam da romaria fluvial e compõem uma das imagens mais bonitas da festividade (Foto: Raimundo Paccó/Frame/Frame/Estadão Conteúdo)
Centenas de embarcações se reuniram na Baía do Guajará na manhã deste sábado (10), para acompanhar o trajeto da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré na Romaria Fluvial. A procissão conduz a imagem do Trapiche de Icoaraci, distrito de Belém, até escadinha do Cais do Porto, no bairro da Campina, ponto de partida da Moto Romaria, a quarta da festividade. A berlinda com a imagem da Virgem Maria chegou à última parada da procissão das águas por volta de 10h50.
Cerca de 50 mil pessoas participaram da romaria, de acordo com a estimativa da Diretoria da Festa de Nazaré, do Dieese-Pa e da Policia Militar. A imagem é conduzida no navio Garnier Sampaio, da Marinha, em uma cúpula de vidro decorada por Simone Cosme.
Segundo o levantamento do Dieese-PA, a romaria percorre aproximadamente 18,500 km em cerca de duas horas de duração. A Polícia Militar recebe a imagem peregrina na escadinha com honras de Chefe de Estado, de acordo com a lei de 1971 que que proclamou a Virgem de Nazaré, Padroeira do Pará, Rainha da Amazônia e merecedora da homenagem.
  •  
Cìrio Fluvial 2015 (Foto: Kamille Francez/Assessoria do Círio)Navio da Marinha conduziu imagem peregrina pela Baía do Guajará. (Foto: Kamille Francez/Assessoria do Círio)
Romarias oficiais
Na sexta-feira (9), a imagem de Nossa Senhora de Nazaré percorreu 47km da Região Metropolitana de Belém durante o Traslado para Ananindeua, a primeira romaria oficial de outubro. A procissão durou cerca de 12 horas e a imagem foi recebida na Igreja Matriz de Ananindeua com uma missa celebrada por Dom Cláudio Hummes, Arcebispo Caredeal Emérito de São Paulo.

Após a vigília, a Romaria Rodoviária foi iniciada por volta de 5h30 deste sábado (10) conduzindo a imagem em direção ao Trapiche de Icoaraci, distrito de Belém. Milhares de fiéis seguiram a procissão no trajeto pela Rodovia BR-316, Entroncamento e Avenida Augusto Montenegro até o distrito de Icoaraci, onde foi celebrada uma missa que deu início à Romaria Fluvial.

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

História da devoção à N. S. de Nazaré.

A devoção a Nossa Senhora de Nazaré teve início em Portugal. A imagem original da Virgem pertencia ao Mosteiro de Caulina, na Espanha, e teria saído da cidade de Nazaré, em Israel, no ano de 361, tendo sido esculpida por São José. Em decorrência de uma batalha, a imagem foi levada para Portugal, onde, por muito tempo, ficou escondida no Pico de São Bartolomeu. Só em 1119, a imagem foi encontrada. A notícia se espalhou e muita gente começou a venerar a Santa. Desde então, muitos milagres foram atribuídos a ela.
No Pará, foi o caboclo Plácido José de Souza quem encontrou, em 1700, às margens do igarapé Murutucú (onde hoje se encontra a Basílica Santuário), uma pequena imagem da Senhora de Nazaré. Após o achado, Plácido teria levado a imagem para a sua choupana e, no outro dia, ela não estaria mais lá. Correu ao local do encontro e lá estava a “Santinha”. O fato teria se repetido várias vezes até a imagem ser enviada ao Palácio do Governo. No local do achado, Plácido construiu uma pequena capela.
Em 1792, o Vaticano autorizou a realização de uma procissão em homenagem à Virgem de Nazaré, em Belém do Pará. Organizado pelo presidente da Província do Pará, capitão-mor Dom Francisco de Souza Coutinho, o primeiro Círio foi realizado no dia 8 de setembro de 1793. No início, não havia data fixa para o Círio, que poderia ocorrer nos meses de setembro, outubro ou novembro. Mas, a partir de 1901, por determinação do bispo Dom Francisco do Rêgo Maia, a procissão passou a ser realizada sempre no segundo domingo de outubro.
Tradicionalmente, a imagem é levada da Catedral de Belém à Basílica Santuário. Ao longo dos anos, houve adaptações. Uma delas ocorreu em 1853, quando, por conta de uma chuva torrencial, a procissão – que ocorria à tarde – passou a ser realizada pela manhã.
Fonte: www.ciriodenazare.com.br

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Círio de Nazaré 2015.

Não há quem não se comova ou se encante,
Com tão forte e bela demonstração de fé!
Como na Procissão do Círio de Nazaré!
E nela o sentimento de crença se levante.

Vê-se ali o místico Êxtase dos Santos...
Vivido!Por todos e cada um da multidão.
São muitos milhares, mas um só coração...
Como um corpo, eles de todos os cantos...

Vêm!Irmanados na crença, no sofrimento...
Nos pedidos aflitos feitos ao Bom Deus!
Vendo-os na Procissão, neste momento,

Sinto que Ele sendo Justo e Compassivo,
Atenderá com certeza ali os filhos Seus...
Deste Círio de Amor tão puro, tão vivo!

Pedro Paulo da Gama Bentes

sábado, 3 de outubro de 2015

Estudantes de Mosqueiro homenageiam protagonistas da literatura.

Quem nunca quando criança ou já com mais idade se encantou com as histórias do Sítio do Pica Pau Amarelo, Menino Maluquinho ou com a lenda do Boto Cor de Rosa? Ou se emocionou ao ouvir os poemas de Carlos Drummond de Andrade, Juraci Siqueira ou Alfredo Garcia? Para manter viva a riqueza literária, alunos das escolas públicas de Mosqueiro se reuniram para participar da culminância do projeto “Memória da Literatura do Pará”. A programação ocorreu nesta sexta-feira, 02, na quadra da Escola Municipal Anna Barreau.
Um grupo formado por 16 alunos apresentou o musical “Descobrindo o Mundo do Sítio do Pica Pau Amarelo”.
Caracterizados de personagens do universo literário, estudantes do ensino infantil, fundamental e da Educação de Jovens e Adultos declamaram poesias, sonetos, musicais e apresentaram peças teatrais sobre as obras literárias desenvolvidas na biblioteca de suas escolas, por meio do projeto. Participaram da culminância as escolas Ângelus Nascimento, Lauro Chaves, Maroja Neto, Madalena Travassos, Donatila Lopes, Abel Martins, além da escola que foi palco do evento, Anna Barreau.
Personagens animaram a manhã dos alunos com várias apresentações.
Entre as atrações, um grupo formado por 16 alunos do primeiro ano da escola Madalena Travassos apresentou o musical “Descobrindo o Mundo do Sítio do Pica Pau Amarelo”. Desde o mês de maio, as obras e a biografia do escritor vinham sendo exploradas pela turma, que para a auxiliar de biblioteca, Lilian Amador, já trouxe significativos resultados. “Antes eles não gostavam nem de pegar nos livros. Achavam muito grande e não tinham interesse. Hoje, eles não têm mais medo de encarar a leitura. Eles mesmos vão até os livros” afirmou.
A mãe do aluno João Felipe Cordeiro, que no musical interpretava o Pedrinho, assistia com orgulho o desempenho do filho que vai muito além do palco. “Hoje em dia é difícil ver um adolescente gostar de ler. Depois que o meu filho começou a fazer parte do projeto ele passou a ter essa vontade, e tem todo o meu apoio porque eu acho de grande importância”, pontuou Aline Gomes Cordeiro.
Os autores paraenses Alfredo Garcia e Luiz Peixoto Ramos, mais conhecido como Jabutigão, também participaram do evento. Jabutigão animou a plateia com sua apresentação. O autor de “Que seja infinito enquanto dure”, Vinicius de Moraes, foi o homenageado pelos alunos do oitavo ano da escola Lauro Chaves. Para o estudante Genivaldo Charcha, declamar “soneto de fidelidade” é um privilégio. “É com certeza uma honra não só declamar um de seus poemas, mas também estudar sobre esse importante e brilhante poeta”, afirmou.
Ao redor da quadra estavam expostos uma amostra dos trabalhos desenvolvidos por cada instituição. No palco montado, os alunos se tornaram protagonistas de um grande espetáculo, refletindo o sucesso do projeto na bucólica ilha de Mosqueiro. “Não existem palavras para definir a magnitude que o projeto teve aqui em Mosqueiro devido ao comprometimento dos professores e alunos. O objetivo sem sombra de dúvidas foi alcançado, e, com certeza foi firmado o compromisso com a literatura pelas crianças”, finalizou Georgete Albuquerque, coordenadora do Sistema Municipal de Bibliotecas Escolares (Sismube).
Projeto – “Memória da Literatura do Pará” foi criado em 2013, e, em sua primeira edição apresentou a obra e vida de autores paraenses in memorian. No ano seguinte, os poetas contemporâneos foram os objetos de estudo dos alunos. Em 2015, o projeto abordou os autores universais que influenciaram direta ou indiretamente as obras dos escritores paraenses. Por meio da atividade, os alunos pesquisam sobre os autores, constroem revistas em quadrinho e peças. Banners com a vida e obra dos autores são usados para que seja feita uma galeria itinerante pelas escolas. O Sismube, vinculado à Secretaria Municipal de Educação, é quem desenvolve o projeto.
Texto: Aline Saavedra
Foto: Tássia Barros - Comus 
Secretaria Municipal de Educação (SEMEC)

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Outubro Rosa tem programação na SEMEC.

A campanha Outubro Rosa começa nesta quinta-feira (1º) na Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) . A programação será durante todo o mês para lembrar a importância da prevenção na luta contra o câncer de mama. 
CERIMONIAL DATA: 01/10/2015
- 14h – Acolhimento inicial: Voz e violão com Michelle e Athos.
- 14h30 – Pronunciamento da Secretária de Educação, ROSINÉLI SALAME.
- 15h – Abertura oficial: MARLENE MONTEIRO – Coordenadora do NAST.
- 15h-Orientações: Diabetes e Hipertensão – Fonoaudióloga Lucille Souza
- 15h10- Orientações de higiene bucal: Pedagoga Julienne.Monteiro
- 15h25-Momento Lúdico: Faixa elástica – Adriana Oliveira
-15h40- Orientações de Cuidados com a pele-Psicopedagoga Regina Ribeiro
- 15h55- Orientações de Cuidados com as unhas: Pedagoga Graça Gaia
- 16h10-Momento Lúdico: Atividade com bola – Adriana Oliveira
- 16h25-Orientações Higiene Íntima – Fisioterapeuta Adriana Oliveira
- 16h40-Orientações Saúde Mental- Michelle Malcher
- 16h55 - Ginástica Laboral - Adriana e equipe
- 17h10 - Encerramento-Marlene Monteiro (agradecimentos e entrega das fitas).
Equipe NAST/DRH.
Outubro Rosa tem programação na SEMEC.
Outubro Rosa tem programação na SEMEC.
Marlene Monteiro coordenadora do NAST.

Fonte: Equipe NAST
Fotos: Rosinha Costa