topfiep

sábado, 29 de junho de 2013

Quadrilha Mirim Juventude que Brilha

Segunda noite de Quadrilhas adultas movimenta o Arraiá da Capitá‏.







A alegria dos quadrilheiros tomou conta do segundo dia da fase final do concurso de quadrilhas juninas do Arraiá da Capitá, realizada nesta sexta-feira, 28.  A arena junina foi palco de quinze quadrilhas que, em suas apresentações entusiasmadas, envolviam o público. 

 O evento realizado pela Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Fundação Cultura do Município (Fumbel), possui quatro ambientes diferenciados para o lazer e entretenimento do público, sendo eles: Espaço de Alimentação, Centro Ita de Diversões,  Arena Junina e o Palco Livre. 

Para o Diretor do Departamento de Ações Culturais da Fumbel, Marcos Marques, o evento foi além das expectativas. “Podem-se ver famílias curtindo os quatro espaços com segurança. Além de se observar o respeito do público e dos funcionários com os participantes das quadrilhas, sendo vistos como verdadeiros artistas”, afirma. 

O presidente do Instituto de Artes do Pará (IAP), Fábio Souza, também marcou presença na noite de sexta, e disse estar impressionado com a beleza e organização do evento.Ele definiu a festa como grandiosa.

A festa iniciou no dia 14 de junho e será encerrado no dia 30, com a gravação do DVD do Pinduca, tendo como participações especiais,  Lia Sophia e a Trilogia, composta por Lucinha Bastos, Mahrco Monteiro e Nilson Chaves. O último dia  também será marcado pela apuração e divulgação das quadrilhas campeãs, a partir das 10h no Portal da Amazônia.

De acordo com a coordenadora do concurso de quadrilhas juninas, 
Laura de Góes, o concurso é um trabalho em conjunto. A Prefeitura possibilita a estrutura do concurso e as quadrilhas a completam com dedicação e participação, alegrando ao público. "Sempre digo aos quadrilheiros que eles devem dançar para o público e não para os jurados", afirma.

Das oitenta e cinco quadrilhas inscritas no concurso, quarenta foram classificadas para fase final. As apresentações foram divididas em  três dias: 27, 28 e 29.  Nestes dias as quadrilhas se apresentam em vinte minutos e são analisadas por nove jurados, obedecendo cinco critérios de avaliação: Conjunto, Evolução, Coreografia, Marcação e Traje junino.

O motorista particular  Gerson dos Santos, marcador de quadrilha há 16 anos, diz que maior julgamento é o do público. "Dançamos para o público, se eles vibram e dizem que somos a melhor, nós somos, os jurados só vem para contribuir", afirma o motorista que na noite de sexta trocou a direção de seu automóvel para guiar alegremente uma quadrilha. 

A segunda noite de final foi marcada pela participação de uma das quadrilhas mais tradicionais da cidade, a Rainha da Juventude está completando 50 anos de existência. Este ano a quadrilha teve como temática a Festa das Rainhas e seus trajes foram inspirados na monarquia e na realeza dos grandes palácios do século XVIII, na Europa. Para a coordenadora do grupo, Graciele Alves, de 72 anos, é uma sensação muito boa disputar a final. “Ganhamos o concurso há quase vinte anos, então o nosso maior desejo é sempre chegar até a final”, disse.  

Já para o coordenador  da Quadrilha Roceiros da Barão, do bairro do Guamá, existente há 21 anos, a sensação de disputar a final é incrível. “Estar na final é ver que o seu trabalho está dando certo, é emocionante. Afinal, todos querem chegar até aqui”, afirmou.

Nos últimos dias o Arraiá da Capitá foi cenário de diversão em família e entre amigos. Como para a autônoma, Joice Seabra, que curtia a noite com sua filha Juliana Seabra de 6 anos. Frequentadora da festa todos os anos, afirma que o novo espaço foi totalmente beneficiário para o evento. “Aqui no Portal da Amazônia é mais amplo, atraiu mais pessoas e possibilitou maior diversão”, afirmou. Joice ressaltou ainda a importância de levar as crianças para esse  tipo de evento, diz que incentiva a sua filha a gostar da cultura paraense desde pequena.

O Arraiá da Capitá não alegrou somente os moradores locais, a paulista Ana Carolina disse estar impressionada com a festa. “Este evento é diferente do que vemos no resto do país, é incrível”, completou dizendo que voltará no próximo ano.  

Palco Livre

Simultaneamente ao concurso de quadrilha, diversos shows culturais aconteciam no Palco Livre. A presença da banda Na Balada, Metaleiras da Amazônia, Juca Culatra, os DJs Edilson e Edielson e Bruno e Trio agitaram o público na noite de sexta- feira, 28, no Portal da Amazônia. 

Além dessas atrações os grupos Parafolclóricos Frutos do Pará, Pará Caboclo e Mapinguarí também animaram quem estava presente. Para o músico Juca Culatra, que contagiou a noite com seu estilo próprio, que  mistura  reggae e ritmos regionais,  o Arraiá da Capitá ocorrendo no Portal da Amazônia veio para quebrar paradigmas. "Esse espaço deve ser utilizado como vitrine da música produzida no Pará", afirmou. 

 
Texto: Andreza Carvalho – Nid Comus
Fotos: Alessandra Serrão – Comus PMB
Edição: Lene Tavares - NID Comus

Quadrilha Mirim Revelação Junina

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Coral da SEMEC 2

Coral da SEMEC 2013

Quadrilha Mirim Matutinhos da Cremação.

Yakissoba com macarrão instantaneo

Acabe com a preguiça e faça uma refeição deliciosa e super rápida

Ingredientes: 
2 pacotes de macarrão instantâneo 
Óleo (soja, milho etc) 
200 g de filé de frango 
200 g de carne 
1 cebola em tiras 
1 pimentão em tiras 
1 cenoura média cortada em tiras
8 buquês de brócolis e de couve-flor (congelados) 1 repolho pequeno 
1 maço pequeno de cebolinha verde cortada 
1 colher (chá) de gengibre ralado
2 colheres (chá) de tempero pronto
1 xícara (chá) mais 1 colher (sopa) de molho de soja (shoyu)
2 colheres (chá) de açúcar

Modo de preparo: 
Coloque o brócolis, a couve-flor e a cenoura para refogar (os legumes devem ficar meio crus, pois vão terminar de cozinhar no shoyu) numa panela tampada com um pouco de óleo e 1 colher (sopa) de shoyu. Mexa às vezes. Enquanto isso, corte o frango e a carne em tirinhas, misture com o tempero pronto e um pouco de shoyu. Reserve. Desligue o fogo dos legumes e reserve. Cozinhe o macarrão por apenas 2 minutos (não pode ficar mole), escorra e reserve. 

Refogue o repolho no óleo e reserve. Coloque um pouco de óleo na panela e refogue a cebola, o pimentão e a cebolinha, acrescente 1 xícara (chá) de shoyu, o gengibre e o açúcar. Junte o frango, a carne, o brócolis, a couve, a cenoura e o repolho, misture bem e deixe cozinhar, tomando cuidado para não secar o caldo (caso seja necessário, coloque mais shoyu). Desligue o fogo e misture o macarrão, usando dois garfos grandes.

Oito receitas de lasanha para o fim de semana

Escolha uma dessas delícias para preparar no almoço de domingo

POR MINHA VIDA - ATUALIZADO EM 26/12/2012
  • Lasanha de abobrinha - Foto Getty Images
  • Lasanha de berinjela - Foto Getty Images
  • Lasanha ao molho de damasco - Foto Getty Images
  • Lasanha de frango com chutney de manga - Foto Getty Images
  • Lasanha de legumes
  • Lasanha de peito de peru - Foto Getty Images
  • Lasanha de salmão - Foto Getty Images
  • Lasanha light
 
 
DE 8
Lasanha de abobrinha - Foto Getty Images
Lasanha de Abobrinha
Usando abobrinha no lugar da massa para lasanha, essa receita vai cair muito bem no almoço de domingo. Confira a receita.
Lasanha de berinjela - Foto Getty Images
Lasanha de berinjela
Com recheio de carne e molho de tomate, essa lasanha vai agradar até mesmo quem faz careta para os legumes. Veja a receita.

*Imagem meramente ilustrativa
Lasanha ao molho de damasco - Foto Getty Images
Lasanha ao molho de damasco
Você vai se surpreender com o sabor desse prato, que mistura molho branco, molho de tomate e um delicioso purê de damasco. Confira a receita.

*Imagem meramente ilustrativa
Lasanha de frango com chutney de manga - Foto Getty Images
Lasanha com chutney de manga
Com molho branco e recheio de frango desfiado, o sabor desse prato vai explodir na sua boca. Confira a receita.

*Imagem meramente ilustrativa
Lasanha de legumes
Lasanha de legumes
Essa lasanha não leva massa e é toda montada com cenoura, berinjela e abobrinha, regada ao molho branco. Confira a receita. 

*Imagem meramente ilustrativa
Lasanha de peito de peru - Foto Getty Images
Lasanha de peito de peru
Acompanhada de queijo branco e repolho, essa receita deixará seu fim de semana mais leve e saudável. Veja como fazer.

*Imagem meramente ilustrativa
Lasanha de salmão - Foto Getty Images
Lasanha de salmão
Essa receita reúne duas delícias em um só prato e tem um molho muito delicioso. Confira a receita.

*Imagem meramente ilustrativa
Lasanha light
Lasanha light
Esse prato leva brócolis, tomate seco, cogumelos, abobrinha e berinjela. Veja a receita.

*Imagem meramente ilustrativa

quinta-feira, 27 de junho de 2013

IV Conferência Municipal de Educação abre debates sobre melhorias para o setor .













 Começou nesta quinta-feira, 27, e vai até amanhã, 28, a IV Conferência Municipal de Educação no auditório David Mufarrej, na Universidade da Amazônia – Unama. A IV Conferência Municipal de Educação faz parte do movimento nacional de preparação para a II Conferência Nacional de Educação – Conae, em 2014, para a construção de um Sistema Nacional de Educação, que assegure de forma clara a participação dos entes federados e dos setores da sociedade civil, na oferta de uma Educação com qualidade social para todos. O evento vai servir também para a consolidação do Novo Plano Nacional de Educação (PNE).

 “O poder público e a sociedade civil precisam caminhar juntos para o bom desenvolvimento do município. Assim, a realização da Conferência Municipal da Educação é de suma importância, porque é um momento de discussão, debate e criação de propostas em prol de políticas públicas para educação”,disse a secretária de Educação do municipio de Belém,Nelly Cecília Rocha. Na conferência serão analisados os sete eixos temáticos elaborados pelo Fórum Nacional de Educação no Documento-Referência, visando o estabelecimento, consolidação e avanço das políticas públicas para a educação nacional. 

Eixo I – O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação; Eixo II – Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos; Eixo III – Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde, meio ambiente; Eixo IV – Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem; Eixo V – Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social; Eixo VI – Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho; e o Eixo VII – Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos. Durante a abertura do evento, a PhD em Educação, Prof. Olgaíses Cabral Maués, destacou a importância da educação: “para se pensar no desenvolvimento de uma cidade, é indispensável investir, de forma significativa e racional, em educação e em todos os profissionais da área. Por isso, é necessário dedicar todos os recursos possíveis, para o aperfeiçoamento de alunos e professores”, afirmou. As contribuições desta conferência resultarão em objeto de deliberação, garantindo as diretrizes da formulação e materialização de políticas de Estado, sobretudo na construção de um PNE (Plano Nacional de Educação) e de suas políticas, programas e ações, incluindo os planos estaduais, distrital e municipais de educação, e fornecendo as bases para a criação e consolidação do Sistema Nacional de Educação. 
Texto: Jolse Quinto – Ascom Semec 
Fotos: Ascom Semec
 Edição: Lene Tavares – NID Comus 


Comunidade marca presença em festa junina da Cepe‏.

Casa-Escola da Pesca encerrou as atividades pedagógicas e culturais do 1º semestre com uma festa junina realizada nesta quinta-feira, 27. A Quadrilha dos Pescadores, formada por alunos da instituição, abriu a programação que contou com várias atrações culturais das comunidades da Ilha de Caratateua como o “Boi misterioso”, de Itaiteua, e “Pipira da Água Doce”.












Entre as apresentações a performance “Tarrafeando Sonhos”  criada por
um ex-aluno da Casa-Escola da Pesca, Marcos Cesar Moraes  e que foi
encenada para o público presente.  “Eu sou pescador e ribeirinho essa
peça tem tudo a ver com a realidade dos moradores da ilha de Paquetá
que em sua maioria sobrevive da pesca”, disse.

Para a diretora Fátima Seabra essas iniciativas são válidas pois
mostram o compromisso que  a Casa-Escola da Pesca tem com a comunidade e que o sucesso da festa só possível graças ao trabalho em conjunto de  funcionários e alunos.

Para a professora Norma Borges, essa é mais uma das ações que deixam as portas do Cepe abertas para a comunidade conhecer o projeto. “Todos os alunos se envolvem e fazem questão de trazer seus familiares e com isso
acabam tendo um incentivo a mais para levar o curso adiante”,
enfatizou.

Para o presidente da Fundação Escola Bosque,Fabrício Modesto,a Casa-Escola da Pesca, que é vinculada à instituição, tem grande  importância para a comunidade pelo papel que desempenha em ensinar  a técnica  e a
prática da pesca e aquicultura, uma das principais atividades
econômicas da região das ilhas, local onde mora grande parte dos
alunos da Cepe.

Texto: Adriana Lira-Ascom Funbosque
Fotos: Ascom Funbosque
Edição: Lene Tavares - NID Comus

Ponte en forma con estos siete tipos de danza Además de perder peso y girando los músculos, que se diviertan!

EN MI VIDA

Ponte en forma bailando es tan simple como "dos aquí, dos allá." En las escuelas de baile de salón, el estudiante elige el procedimiento que aprender. En general, el bolero, la samba y el rock son parte de un mismo grupo y se les enseña en secuencia. Clases de tango, salsa, samba y forró requieren roca específicas.A mayoría de los cursos consta de clases de hora y media, una vez por semana. Tres meses son suficientes para aprender los pasos básicos. El proceso toma más tiempo en promedio un año.

¿Quién anima a limpiar silueta bailando y trabajando los músculos, pero no socios garantizados, puede estar tranquilo. Sociedad no se requiere para la inscripción. "En el gimnasio, por ejemplo, los lugares están abiertos de acuerdo con el número de hombres y mujeres inscritos, que pueden o no saber", dice el profesor de baile de salón Academia Jaime Arôxa São Paulo, Karina Saba. El My Life ha preparado una lista de los tipos más comunes de las academias de baile. Elija lo que mejor se adapte a su perfil.



1 de 7

Samba gafieira

Gracias a ginga saltan al ritmo normal, las piernas son los músculos más trabajados que hace samba garfio. El abdomen también juega un papel clave en vaivén del tiempo - la empresa barriga garantiza el equilibrio necesario para los movimientos más rápidos. El estilo más difícil, dice, es la adquisición de la arrogancia a la derecha y entrar en el bar.

Calorías quemadas por hora: 470 kcal


Roca

También conocido como "suaves", el baile de rock consiste en movimientos rápidos de los brazos y las piernas para garantizar una buena condición física para el practicante. El mullido es bastante rápido y los pasos, bien marcado. Al ser más coreografiado, es un estilo que requiere cierta técnica.


Bolero

"El Bolero es uno de los estilos más fáciles de aprender," dice el profesor Jaime Academia Arôxa. Se trata de un bajo impacto lento y lleno de idas y venidas - medidas que producen el trabajo duro para los músculos de las piernas. Al mismo tiempo, es uno de los estilos que requiere más postura estudiante.

Calorías quemadas por hora: 350 kcal


Tango

Contrariamente a lo que muchos piensan, las caderas deben estar inmóvil durante el tango. La elegancia y la sensualidad que caracterizan el ritmo están relacionados con las piernas retorcidas y, por supuesto, la seductora ve intercambiados entre los socios. "Este es uno de los estilos más difíciles que hay que aprender", dice Karina. "Además de no tener la cadera floja, el tango es muy diferente a otros ritmos que los brasileños están acostumbrados."

Calorías quemadas por hora: 470 kcal


Perejil

Modo en lugar de aeróbic, salsa trabaja esencialmente los brazos y las piernas. El profesor asegura que en la mayoría de casos, la tasa se aprende con mayor facilidad.

Calorías quemadas por hora: 590 kcal

Forró

La popularización de forró en los años 90, el ritmo se hizo más familiar. Además de estar muy ocupado, los pasos son más pequeños y tienen más libertad para inventarlos. El estilo también proporciona músculos definidos para todo el cuerpo.

Calorías quemadas por hora: 470 kcal


Samba Roca

A pesar de la arrogancia familiar, el marcado y la coordinación entre brazos y piernas (siempre juntos y en movimiento) es una de las principales dificultades de estilo. Lo que diferencia a este tipo de samba tradicional son los pasos y giros, así como los constantes y rápidos.

Calorías quemadas por hora: 590 kcal

Entre em forma com esses sete tipos de dança

Além de emagrecer e tornear os músculos, você se diverte!

POR MINHA VIDA - ATUALIZADO EM 01/03/2012
Entrar em forma dançando é tão simples quanto "dois pra cá, dois pra lá". Nas escolas de dança de salão, o aluno escolhe as modalidades que vai aprender. Geralmente, bolero, rock e samba fazem parte do mesmo grupo e são ensinados em sequência. Tango, salsa, forró e samba-rock exigem aulas específicas.A maioria dos cursos é composta por aulas de uma hora e meia, uma vez por semana. Três meses são suficientes para aprender os passos básicos. Já o aperfeiçoamento leva, em média, um ano.

Quem se animou para enxugar a silhueta e trabalhar os músculos dançando, mas não tem parceria garantida, pode ficar tranqüilo. Companhia não é requisito para a matrícula. "Na nossa academia, por exemplo, as vagas são abertas de acordo com o número de homens e mulheres inscritos, que podem se conhecer ou não", afirma a professora de dança de salão da Academia Jaime Arôxa de São Paulo, Karina Saba.  O Minha Vida preparou uma lista com os tipos de dança mais comuns nas academias. Escolha o que mais se encaixa ao seu perfil.

  • Casal dançando samba de gafieira - foto: Getty Images
  • Casal dançando rock - foto: Getty Images
  • Casal dançando bolero - foto: Getty Images
  • Tango - foto: Getty Images
  • Casal dançando salsa - foto: Getty Images
  • Forró - foto: Getty Images
  • Samba rock - foto: Getty Images
 
 
DE 7
Casal dançando samba de gafieira - foto: Getty Images
Samba de gafieira 

Graças à ginga pulada típica do ritmo, as pernas são os músculos mais trabalhados de quem pratica samba de gafieira. O abdômen também desempenha papel fundamental na hora do remelexo - a barriguinha firme garante o equilíbrio necessário para os movimentos mais rápidos. A maior dificuldade do estilo, diz a professora, é adquirir o gingado certo e entrar no compasso. 

Calorias gastas por hora: 470 kcal 
Casal dançando rock - foto: Getty Images
Rock

Também conhecido como "soltinho", o rock dançado envolve movimentos rápidos de braços e pernas que garantem bom condicionamento físico ao praticante. O soltinho é bem rápido e os passos, bem marcados. Por ser mais coreografado, é um estilo que requer certa técnica. 
Casal dançando bolero - foto: Getty Images
Bolero

"O bolero é um dos estilos mais fáceis de aprender", diz a professora da Academia Jaime Arôxa. Trata-se de um ritmo lento, de baixo impacto e cheio de idas e vindas - passos que rendem trabalho árduo para os músculos das pernas. Ao mesmo tempo, é um dos estilos que mais exige postura do aluno. 

Calorias gastas por hora: 350 kcal 
Tango - foto: Getty Images
Tango 

Ao contrário do que muitos pensam, os quadris devem ficar imóveis durante o tango. A elegância e a sensualidade que caracterizam o ritmo ficam por conta das trançadas de pernas e, claro, dos olhares sedutores trocados entre os parceiros. "Esse é um dos estilos mais difíceis de ser aprendido", acredita Karina. "Além de não ter o quadril solto, o tango é bem diferente dos outros ritmos a que os brasileiros estão acostumados." 

Calorias gastas por hora: 470 kcal 
Casal dançando salsa - foto: Getty Images
Salsa 

Modalidade bastante aeróbica, a salsa trabalha essencialmente os braços e as pernas. A professora garante que, na maioria das vezes, é o ritmo mais facilmente aprendido. 

Calorias gastas por hora: 590 kcal
Forró - foto: Getty Images
Forró

A popularização do forró, no final da década de 90, tornou o ritmo mais familiar. Além de ser bem movimentado, os passos são menores e você tem mais liberdade para inventá-los.  O estilo também proporciona músculos definidos para o corpo todo. 

Calorias gastas por hora: 470 kcal 
Samba rock - foto: Getty Images
Samba rock 

Apesar do gingado familiar, a marcação e a coordenação entre braços e pernas (sempre juntos e em movimento) é uma das principais dificuldades do estilo. O que diferencia esse tipo de samba do tradicional são os passos e os giros, bem mais constantes e velozes.

Calorias gastas por hora: 590 kcal