topfiep

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Passe longe desses oito impostores da dieta

Atum em lata, suco de caixinha e até lanche natural escondem riscos à dieta

POR LETÍCIA GONÇALVES - ATUALIZADO EM 18/01/2013
Há alimentos comprados prontos com a promessa de serem mais naturais e saudáveis, quando, na verdade, são fontes de gordura, açúcar, conservantes e outros componentes que podem estragar a dieta e a saúde. "Muitos dos produtos intitulados saudáveis ou light, por exemplo, apresentam maior concentração de sódio para serem conservados e precisam de moderação no consumo, como peito de peru e biscoito de água e sal", afirma a nutricionista Nathália Guedes, diretora da empresa Nutri Action, em Santos (SP). Veja os produtos que ela e outras nutricionistas apontam como perigosos à saúde e que precisam de atenção na hora da compra e do consumo. 
  • Suco de caixinha contém conservantes - Foto: Getty Images
  • Lanche natural pode ter maionese - Foto: Getty Images
  • Iogurte com sabor é rico em açúcar - Foto: Getty Images
  • Cereal matinal é fonte de sódio e açúcar - Foto: Getty Images
  • Biscoito de água e sal: cuidado com o sódio! - Foto: Getty Images
  • É preciso checar o rótulo da barrinha de cereal - Foto: Getty Images
  • Peito de peru, fonte de sódio - Foto: Getty Images
  • Sopa de pacote é pouco nutritiva - Foto: Getty Images
 
 
DE 8
Suco de caixinha contém conservantes - Foto: Getty Images
Suco de caixinha
O rótulo pode até ter as frases "feito com polpa natural de fruta" e "sem adição de açúcar", mas a maioria dos sucos comprados prontos apresenta alta quantidade de conservantes e corantes. "Os conservantes químicos retardam o metabolismo, enquanto o sódio, também utilizado para conservar, aumenta o inchaço do organismo", justifica a nutricionista Graça Albuquerque, secretária geral da Associação Brasileira de Nutrição e Estética (ABNES). A melhor opção é sempre preferir fazer o suco da fruta natural, já que os produtos industrializados perdem parte dos nutrientes durante o preparo e armazenamento. 
Lanche natural pode ter maionese - Foto: Getty Images
Lanche natural 
É claro que é melhor escolher um lanche natural no lugar de uma coxinha frita ou de um croissant gorduroso, mas cuidado com os ingredientes desse lanche. Os vendidos prontos no mercado costumam estar cheios de maionese, sem contar que o pão geralmente não é integral e o queijo pode ser amarelo, ou seja, com maior teor de gorduras. "Esses produtos também podem ter conservantes para que possam durar alguns dias a mais sob refrigeração", lembra a nutricionista Nathália Guedes.

A nutricionista Juliana Monteiro, da Amhpla Cooperativa Médica, em Piracicaba (SP), lembra que a maioria desses sanduíches prontos também não tem tomate, alface ou cenoura ralada. "Eles são saudáveis e dão um sabor maravilhoso, assim como outros vegetais que podem ser acrescentados quando preparamos os lanches em casa", afirma.
Iogurte com sabor é rico em açúcar - Foto: Getty Images
Iogurte com sabor 
As opções de sabores são diversas: ameixa, mamão, frutas vermelhas, graviola... Mas a nutricionista Graça lembra que nem sempre o sabor é da fruta natural, e sim de aromatizantes artificiais. Embora muitos deles sejam desnatados (com teor reduzido de gordura), eles também são ricos em açúcar. "O consumo precisa ser moderado, já que açúcar em excesso eleva o peso e contribui para o aumento dos níveis de triglicérides, entre outros problemas", alerta a profissional.  
Cereal matinal é fonte de sódio e açúcar - Foto: Getty Images
Cereal matinal sem açúcar 
Granola e outros cereais podem ser encontrados sem açúcar - o que, de fato, já deixa o produto mais saudável. Outro vilão, porém, é o sódio usado para aumentar a data de validade do produto. "É bom observar que o teor de sódio deve ficar abaixo de 150mg por porção, para a absorção não elevar a pressão arterial e não provocar o falso inchaço", aconselha Graça Albuquerque.  
Biscoito de água e sal: cuidado com o sódio! - Foto: Getty Images
Biscoito de água e sal 
Outro produto campeão de sódio: "Muitas pessoas consomem o biscoitinho de água e sal pensando ser melhor que o pão. Mas, dependendo da quantidade consumida, é melhor ficar com o pãozinho frânces, que terá praticamente o mesmo valor calórico", afirma a nutricionista Nathália. Prefira as versões integrais e tenha o cuidado de não devorar metade do pacote a cada lanche ou café da manhã. 

A nutricionista Juliana Monteiro recomenda de três a quatro unidades apenas. "Se você achar que não conseguirá comer menos que quatro unidades, então, compensa comer o pão integral, que sacia mais", sugere. 
É preciso checar o rótulo da barrinha de cereal - Foto: Getty Images
Barrinha de cereal
"Algumas marcas têm alta quantidade de açúcar e podem ultrapassar o limite ideal de calorias para um lanche da manhã ou da tarde", conta Nathália Guedes. Por isso, fique atento ao rótulo: a nutricionista Graça explica que as barrinhas têm que ficar com o teor de fibra entre 1 e 7g por barra, para não aumentar o índice glicêmico e não contribuir com o acúmulo de gordura no abdômen e no quadril. 
Peito de peru, fonte de sódio - Foto: Getty Images
Peito de peru e atum em lata 
É consenso entre as nutricionistas de que o peito de peru é uma opção melhor do que presunto suíno, salame e mortadela. "É sempre importante, no entanto, comparar as marcas, que diferem bastante na quantidade de gordura e, principalmente, de sódio", recomenda a nutricionista Nathália. Além disso, o alimento apresenta conservantes químicos e, segundo alguns especialistas, pode conter substâncias cancerígenas. Quanto ao atum, outra fonte importante de proteína, é mais saudável optar pelo armazenado em água - em vez de óleo - e moderar na frequência do consumo, já que o produto também é rico em sódio.  
Sopa de pacote é pouco nutritiva - Foto: Getty Images
Sopa de pacote 
"Muitas pessoas chegam ao meu consultório falando que consomem sopinha de pacote como se fosse a melhor fonte de vitaminas e minerais possível, o que está totalmente errado", conta a nutricionista Nathália Guedes. Ela explica que, além de pobre em nutrientes, o produto é um dos mais ricos em sódio - alguns contêm quase 1 grama desse componente na porção, sendo que a recomendação diária de sal é de 4 a 6 gramas por dia. 

Açaí: Informações sobre o açaí, características, vitaminas, benefícios e propriedades.

CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Arecales
Família: Arecaceae
Gênero: Euterpe
Espécie: E. oleracea 
INFORMAÇÕES
A árvore que produz o açaí chama-se açaízeiro. É uma espécie de palmeira encontrada no Amazonas, Pará, Maranhão, Acre e Amapá.
O açaí pode ser consumido de diversas formas: sucos, doces, sorvetes e geléias. Atualmente é muito consumido o açaí na tigela, onde a polpa é acompanhada de frutas e até mesmo de outros alimentos. Na região amazônica, a polpa do açaí é muito consumida com farinha de mandioca ou tapioca.
A polpa do açaí é um ótimo energético, sendo que cada 100 gramas possui 250 calorias.
O açaí é uma fruta rica em proteínas, fibras e lipídios.
Encontramos nesta fruta as seguintes vitaminas: vitaminas C, B1 e B2.
O açaí também possui uma boa quantidade de fósforo, ferro e cálcio.
A indústria de cosmésticos nacional e internacional está utilizando o açaí para produzir cremes, shampos e outros produtos de beleza.
As sementes do açaí são utilizadas no artesanato da região norte.
As folhas do açaízeiro são usadas para a produção de produtos trançados (bolsas, redes, sacolas, etc) e, devido sua resistência, serve como cobertura de casas (produção de telhados).

Bibliografia indicada:
- Açai  Autor: Jardim, Mario Augusto G.
  Editora: C. T. Brasil
  Temas: Agricultura, Frutas


quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Reunião com as diretoras da Educação Infantil .

Durante o mês de janeiro a Secretária Municipal de Educação, Nelly Cecília Barreto, reuniu com os diretores das escolas e coordenadores das UEI'S da Rede Municipal de Ensino de Belém. O objetivo dos encontros foi estreitar, cada vez mais, as relações da Semec e dirigentes das escolas, UEI`S  e a criação de um espaço, onde serão discutidos os problemas e soluções para um bom funcionamento das da rede de ensino.











Eventos da ISMA-BR 2013‏.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

CARTEIRA ESTUDANTIL TERÁ NOVO PADRÃO DE SEGURANÇA.

A carteira nacional estudantil deve ter novo padrão de segurança a partir de janeiro de 2013. Governo,
entidades estudantis e indústria assinaram ontem (27) um protocolo de intenções para que a
emissão do documento tenha um certificado digital no padrão da Infraestrutura de Chaves
 Públicas Brasileira (ICP-Brasil).
A exigência faz parte da Lei Geral da Copa para garantir a meia-entrada nos eventos
desportivos que o Brasil sediará nos próximos anos, como a Copa das Confederações
 e a Copa do Mundo.Estudantes terão 50% de desconto para a compra dos bilhetes mais
 baratos, chamados de ingressos categoria 4.
Somente com a apresentação da carteirinha com certificação digital, os estudantes
poderão adquirir meia-entrada para competições desportivas organizadas pela Fifa no Brasil.
Emissão
As carteiras estudantis com certificado digital seguirão padrão único e só poderão ser emitidas
 pela União Nacional dos Estudantes (UNE), Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG),
pelos diretórios centrais dos estudantes (DCEs) das instituições de ensino superior e pela
União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes).
Para o presidente da UNE, Daniel Iliescu, a medida de aplicar novo padrão de segurança
 à carteira estudantil vai ampliar a credibilidade do documento. “Vamos recuperar o
padrão nacional da carteira perante os produtores culturais, esportivos e à sociedade.
Atualmente, há uma demanda artificial da meia-entrada devido às carteiras fraudadas.
É importante regulamentar o documento para que se preveja a demanda real de meia-entrada”,
 explicou Iliescu. As informações são da Agência Brasil.
O novo documento deve ter o mesmo o preço da atual carteira de estudante, que varia 
de R$ 8 a R$ 35, conforme a região do país, e terá validade até março de 2014. Ela
 poderá ser obtida pelosite da UNE ou postos de atendimento espalhados por todo país.
Segundo Iliescu, o valor obtido com os documentos dá autonomia financeira às entidades estudantis.
O acordo foi assinado entre o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), a UNE e a
Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em IdentificaçãoDigital (Abrid).
Fonte: Gazeta do Povo

Descubra oito motivos para incluir o feijão na dieta

O grão é aliado do emagrecimento e age até na prevenção do câncer

POR LETÍCIA GONÇALVES - PUBLICADO EM 15/06/2012
Ele faz falta no prato dos brasileiros e é o primeiro a despertar saudade no caso de quem visita um país do exterior. Não bastante o sabor delicioso e a variedade de combinações possíveis no preparo, o feijão ainda é muito bem visto por especialistas da saúde. No relatório do Sistema Vigitel do Ministério da Saúde, o feijão aparece na lista de fatores de proteção contra câncer e outras doenças crônicas. Já o Guia Alimentar para a População Brasileira (BRASIL, 2005) recomenda a ingestão de, pelo menos, uma porção diária de feijão ou outra leguminosa, como ervilha seca, lentilha e soja. A boa reputação deve-se à grande quantidade de nutrientes que o alimento possui, resultando em benefícios para a dieta e para o corpo todo. Quer saber o que seu corpo ganha a cada porção? Os especialistas contam com detalhes. 
  • Feijão na tigela - Foto: Getty Images
  • Sorriso sem cáries - Foto: Getty Images
  • Mulher medindo a barriga com fita métrica - Foto: Getty Images
  • Homem com a mão ba barriga e com intestino preso - Foto: Getty Images
  • Controle do diabetes - Foto: Getty Images
  • Consulta médica - Getty Images
  • Vários tipos de feijão - Foto: Getty Images
  • Gestante e menina - Foto: Getty Images
 
 
DE 8
Feijão na tigela - Foto: Getty Images

Fonte de proteínas

As proteínas vegetais que o feijão fornece são formadas por aminoácidos chamados lisinas. "Como o corpo humano não consegue produzir esse tipo de proteína sozinho, é preciso incluir o feijão e outros alimentos na dieta que forneçam esse nutriente", afirma a nutricionista Juliana Menezes, de São Paulo. Ela conta que as proteínas são essenciais para a saúde dos tecidos do corpo (osso, pele, órgãos e músculos). 

No entanto, a nutróloga e reumatologista Sylvana Braga, de São Paulo, lembra que o feijão não pode ser a única fonte de proteínas da dieta. "As melhores fontes do nutriente são carnes em geral e laticínios", afirma. De acordo com a Tabela de Composição Química dos Alimentos da Unifesp, 100 gramas de feijão cozido apresentam 8,6 gramas de proteína. Já 100 gramas de peito de frango cozido possuem 31 gramas ? uma diferença e tanto! 
Sorriso sem cáries - Foto: Getty Images

Ajuda a prevenir cáries

O casamento de arroz e feijão proporciona uma dose diária de flúor que pode ajudar no controle de cáries nos dentes, segundo um estudo da Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Unicamp (SP). Os pesquisadores acreditam que esses alimentos absorvem o flúor presente na água tratada que costumamos utilizar para o preparo. Esse mineral fica concentrado na saliva de quem consome o arroz e o feijão, aumentando a proteção dos dentes. 
Mulher medindo a barriga com fita métrica - Foto: Getty Images

Controle do peso

Inserir o feijão em uma dieta balanceada pode ajudar no emagrecimento. É preciso moderação no consumo, já que o alimento é rico em carboidratos e pode engordar - 100 gramas apresentam 22 gramas do nutriente, semelhante à quantidade encontrada no arroz (28 gramas). Mas o feijão leva vantagem por ter boas quantidades de fibras: 6,4 gramas na mesma porção. "Depois de ingeridas, essas fibras formam um gel e permanecem mais tempo no estômago, aumentando a sensação de saciedade", explica Juliana Menezes. Dessa forma, você vai demorar mais para sentir fome. 
Homem com a mão ba barriga e com intestino preso - Foto: Getty Images

Contra o intestino preso

As fibras são famosas por aumentarem o volume das fezes, dando um empurrãozinho para o intestino funcionar melhor. A nutricionista Juliana ainda traz mais um benefício: as fibras solúveis presentes no feijão servem de base para a formação de substâncias chamadas ácidos graxos de cadeia curta (AGCC). "Eles fornecem energia para que as células do intestino desempenhem bem as suas funções", afirma. 
Controle do diabetes - Foto: Getty Images

Diabetes

 Esta é mais uma vantagem das fibras do feijão: fazer com que a glicose presente nos alimentos seja absorvida aos poucos. "Dessa forma, não há picos de hiperglicemia e o paciente de diabetes consegue manter a glicemia estável por mais tempo", explica Juliana Menezes.
Consulta médica - Getty Images

Previne câncer e doenças degenerativas

"O feijão é fonte de compostos fenólicos, substâncias antioxidantes que ajudam a reduzir o risco de alguns tipos de câncer, doenças degenerativas e problemas cardiovasculares", afirma a nutricionista Mariana Exel, do Hospital Samaritano de São Paulo. Ela também conta que as fibras do feijão ajudam a combater a obesidade e controlar os níveis de colesterol e de glicemia do sangue - problemas que aumentam as chances de doenças crônicas. 
Vários tipos de feijão - Foto: Getty Images

Fonte de minerais

Por ser rico em ferro, o feijão é uma das principais armas do combate àanemia ferropriva, que é a diminuição do número de células vermelhas (hemoglobina) do sangue causada pela falta do mineral. "Sem hemoglobinas, o sangue não consegue transportar oxigênio para que as células do corpo produzam energia", afirma Mariana Exel. O grão também contém boas quantidades de zinco e magnésio. O primeiro é importante para inúmeras reações químicas que ocorrem no organismo e a sua falta pode causar desde problemas de memória e até convulsões. "Já o magnésio é fundamental para a saúde dos ossos, músculos, cérebro e sistema nervoso", conta a nutricionista do Hospital Samaritano. 
Gestante e menina - Foto: Getty Images

Vitaminas do complexo B

Entre as vitaminas presentes no feijão, há destaque para o folato, também chamado de ácido fólico e vitamina B9. "Esse nutriente é muito importante durante a gestação para evitar deformidades no feto", afirma Mariana Exel. Segundo a nutricionista, a falta dessa vitamina pode causar alterações de humor e até anemia, com sintomas parecidos ao da anemia ferropriva, como cansaço e fraqueza. Uma porção de 100 gramas de feijão contém aproximadamente 130 microgramas de ácido fólico.  

Graduação com Descontos e Vantagens.‏

Se você não conseguir visualizar esta mensagem, acesse este link
Caso não consiga visualizar o e-mail, clique aqui
APROVEITE OS BENEFÍCIOS QUE SÓ A ESTÁCIO OFERECE PARA VOCÊ:
1O tablet será entregue em comodato após a renovação da matrícula para o 2º período a ser cursado em 2013.2, exclusivamente para os novos alunos dos cursos presenciais de Direito, Engenharias e Arquitetura em todo o Brasil; Gastronomia (BH/RJ/SP), Hotelaria (RJ/SP), Administração (CE/GO/PA/Santo André), que ingressarem em 2013.1. A extensão aos demais cursos e localidades está sob estudo. 
2Os cursos a distância são ministrados e certificados pela Universidade Estácio de Sá. 
3Descontos variáveis de acordo com curso, unidade e modalidade de ensino, não cumulativos entre si nem com quaisquer outros descontos. Alguns cursos não oferecem vagas para essa forma de ingresso. Consulte os cursos aplicáveis na unidade escolhida ou pelo telefone 3231-0000 (cidades com DDD 21) ou 0800 282 3231 (demais localidades).