topfiep

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Olá Professores de Educação Física Sem Fronteiras:

Neste 1º de setembro comemoramos, o DIA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA, PARABÉNS a todos os profissionais que colaboraram para que pudessemos ter a nossa Profissão reconhecida.
Atualmente a FIEP tem em torno de 30 Delegados que são conselheiros Regionais e alguns Conselheiros Federais.
Viram que este ano o Professor de Educaçao Física - Edson Arantes do Nascimento, estar saudando todos os profissionais em nosso Brasil.
PARABENS e FELICIDADES PARA TODOS
Abraços
Profº Almir Adolfo Gruhn - Conselheiro Profissional Registrado no CONFEF 000001-G/PR Celular.: (0xx45) 9975-1208

15h36, 31 de Agosto de 2010

Divulgação
Pelé
Pelé

O ex-jogador Pelé é estrela da campanha dos conselhos regionais e federal de Educação Física referente ao Dia do Profissional de Educação Física, comemorado em 1º de setembro. Formado pela Faculdade de Educação Física de Santos (SP), o professor Edson Arantes do Nascimento fala sobre a importância da prática de atividades físicas e esportivas orientada pelo Profissional de Educação Física.

A ideia é fazer com que a população perceba que a prática de exercícios, sem a devida orientação, pode causar sérios danos à saúde. Dentre as ações, estão previstas veiculações de propagandas na TV aberta nos dias 31 de agosto e 1º de setembro.

Para a presidente do Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região (CREF 12/PE-AL), que compreende os estados de Pernambuco e Alagoas, Nadja Harrop a campanha apresenta um dos maiores ídolos brasileiros como um profissional formado em Educação Física.

“Se Pelé, que é um dos maiores ícones do esporte brasileiro é formado em Educação Física registrado em seu Conselho de Fiscalização Profissional, não há porque o cidadão se deixar ser orientado por alguém que não seja devidamente habilitado”, afirma Harrop, que acredita que a campanha despertará o interesse de estudantes para a área.

Fonte:Assessoria/CREF

domingo, 29 de agosto de 2010

FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA – FIEP

FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA – FIEP

Presidente ALMIR GRUHN - Cel. 45-9975-1208

AGENDA DO PRESIDENTE

Setembro 2010

1º de setembro- Dia do Profissional de Ed. Física - entrevista TV e Radio Cultura

2 / Set. - BRASILIA e GOIÂNIA FIEP/GO com Rubens e Bruno

3 e 4 / Set – BRASILIA – CONFEF e Sessão na Câmara dos Deputados

5 e 6 / Set - Reuniões em Foz (Antoneli e Décio Calegari)

9 / Set. – IRUNA – Paraguay - Abertura da Exposição

10/11 e 12/ set. – CASCAVEL/PR - Reunião do CREF9 e Visita Faculdades

15 a 17 / Set. – BUENOS AIRES / ARGENTINA R. Buenaventura– FIEP/Arg.

18 e 19 / set - Carlos Paz/CORDOBA - Conferencia abertura do Congresso FIEP

20 / Set - viagem a Iguazu (Foz) chegada as 11:50 13:30 (aulas no Colégio)

? 22 a 24 /Set – CAMPO GRANDE/MS – Marcelo Miranda – FIEP/MS ?

25 -26/set – Festival Infantil de Capoeira - em Foz - Com Prof. Fabio Castilha

27 a 30 visitas nas faculdades Ed. Fisica / PR

Profº Almir Adolfo Gruhn - Presidente

Texto :Secretaria da FIEP

Foto:Rosa Costa

PROJETO "FIEPINHO"

Grupo FIEPINHO de São Luis-MA.
INFORMAMOS QUE NESTE SÁBADO, DIA 28 DE AGOSTO DE 2010, COM O AVAL DO NOSSO PRESIDENTE ALMIR, FOI DADO O PONTAPÉ INICIAL PARA A CRIAÇÃO DA PRIMEIRA TURMA DO PROJETO "FIEPINHO", QUE SERVIRÁ COMO INCUBADORA E REVELARÁ OS DADOS NECESSÁRIOS PARA EXPOSIÇÃO DE UM TRABALHO CIENTÍFICO QUE SERÁ APRESENTADO AOS NOBRES COLEGAS EM JANEIRO DE 2011.

O PROJETO TEM COMO EIXO FUNDANTE O EXERCÍCIO DA CIDADANIA E O PROTAGONISMO INFANTO-JUVENIL DE ALUNOS DO 6° AO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DENTRO DA PERSPECTIVA DE BUSCA E LEGITIMAÇÃO DE SEUS DIREITOS, DENTRE ELES, UMA EDUCAÇÃO FÍSICA DE QUALIDADE NAS ESCOLAS, ALÉM DO ACESSO AO ESPORTE E AO LAZER A TODOS SEM DISTINÇÃO, CONFORME PRECONIZADO NOS REFERENCIAIS LEGISLATIVOS.
Texto e Foto:Prof.João Batista.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Formação Continuada com os coordenadores da ETEI-SEMEC

Oficina de Jogos e Brincadeiras, coordenado pela profa. Rosa Costa

Em continuidade à Política de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação de Belém, a Diretoria de Educação – DIED por meio da Equipe Técnica de Educação Infantil- ETEI realizou no período de 19 e 20/08/10, no Centro Social de Nazaré, o segundo encontro de formação dos coordenadores das Unidades de Educação Infantil, Unidades Pedagógicas e Escolas com a temática “Vivenciando as linguagens nos espaços de interações: compartilhamentos e tecituras no planejamento da educação infantil”.

Oficina de Contação de histórias, ministrado pela profa. Sônia Situbal

O encontro de formação teve como objetivo possibilitar aos coordenadores pedagógicos vivências nos espaços interativos, considerando a organização pedagógico-curricular por linguagens e práticas sociais, para re-significação do planejamento das Escolas, UP´S e UEI´S da Rede Municipal de Educação de Belém

Oficina de Cirandas e brincadeiras populares ministrado pelo prof. Ataíde Júnior.

A programação da formação constou de acolhimento inicial aos participantes,; Memórias e tecituras do encontro realizado em maio, ambos coordenado pela ETEI e vivências nos espaços interativos de: Contação de histórias, ministrado pela professora Sônia Situbal; Jogos e Brincadeiras, coordenado pela professora Rosa Costa; Música e Cênica ministrado pelo professor Fábio Tavares; Corpo e Movimento coordenado pela professora Agda Rosemberg e Cirandas e brincadeiras populares ministrado pelo professor Ataíde Júnior.

Oficina: Corpo e Movimento coordenado pela profa. Agda Rosemberg

A finalização da formação foi marcada com a socialização dos espaços interativos em um grande grupo, reunindo as vivências realizadas, em que todos os participantes puderam apresentar pequena mostra de cada oficina, bem como, a participação enriquecedora dos professores ministrantes dando encerramento ao valioso e significativo momento de reflexão da construção e aprimoramento da prática pedagógica na formação continuada dos coordenadores.

Oficina de Música e Cênica ministrado pelo professor Fábio Tavares
Texto Célia Pena-Coordenadora da ETEI
Fotos:Rosa Costa-Acom

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

MOVA BELÉM 2010

O Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos – MOVA BELÉM é uma ação integrada entre Prefeitura Municipal de Belém e o Programa Brasil Alfabetizado – MEC/FNDE e tem como objetivo a superação do analfabetismo na cidade de Belém possibilitando aos alfabetizados a continuidade dos estudos no ensino regular.

Neste sentido, PMB, por meio da SEMEC, vem viabilizando ações estratégicas de alfabetização, as quais possibilitam aos alfabetizados a apropriação do saber sistematizado, a partir da valorização da história de vida de cada um (a).

Para marcar o encerramento do Programa em 2009, no dia 20/08/2010, no ginásio da Universidade do Estado do Pará, 3.582 alunos receberam o certificado de conclusão reconhecido pela Secretaria Municipal de Educação.

Texto:Equipe do Mova Belém.

Fotos:Rosa Costa.

CONGRESO SUDAMERICANO DE EDUCACION FISICA FIEP - 2010

18, 19 y 20 de Septiembre del 2010. Villa Carlos Paz - Córdoba - Argentina
Estructura del Congreso:
1º- Conferencia principal: Prof. Almir Adolfo Gruhn - Presidente Mundial de la FIEP - Brasil

2º- Sesión Científica: Tema del congreso: "LA EDUCACION FISICA EN LA ESCUELA Y SU COMPROMISO DE CALIDAD"http://www.argentinafiep.com.ar/sesion.htm
Los Temas Libres o Ponencias a exponer serán de comunicaciones ORALES y PANELES / POSTERS - Fecha Máxima de presentación del Resumen será el 18 de Agosto de 2010, no deberán exceder las 400 palabras y sin gráficos. INFORMES: otanez22@gmail.com

3º - Cursos: Todos los cursos serán de 3 días de 3 horas de duración cada uno.4 cursos por la mañana serán de 09.00 a 12.00 hs. y 4 por la tarde de 14.00 a 17.00 hs. solo podrá elegir uno en cada horario.

- Cursos: Elija un solo curso en cada horario

De 09.00 a 12.00 hs.
1 - EVALUACION ESCOLAR
- Domingo Blazquez Sanchez - Barcelona - España

Visite y conozca al Prof. del Curso:
http://www.youtube.com/watch?v=IoU7ZYUDqzo
2 - VIDA EN LA NATURALEZA - Franklin Castillo - Talca - Chile
Visite y conozca al Prof. del Curso:
http://www.youtube.com/watch?v=fhDFrJ1RIrQ
3 - JUEGOS MOTORES CON PELOTAS - Alejandro Orbelli - Calchaquí - Santa Fé - Argentina
Visite y conozca al Prof. del Curso:
http://www.youtube.com/watch?v=sTvK4dlZH-U
4 - EDUCACION FISIC APARA ESPECIALES - Jorge Gerboni - Santa Fé - Argentina
Visite y conozca al Prof. del Curso:
http://www.youtube.com/watch?v=qj17MbfkGWg

De 14.00 a 17.00 hs.
5 - EDUCACION FISICA TRANSVERSAL -Héctor Peralta Berberí - Bogota - Colombia
Visite y conozca al Prof. del Curso: http://www.youtube.com/watch?v=LVYYBqaqIAg
6 - RECREACION ESCOLAR Y SOCIAL - Luciano Mercado - Córdoba - Argentina
Visite y conozca al Prof. del Curso:
http://www.youtube.com/watch?v=IlKWwe-UWN0
7 - DEPORTE ESCOLAR - Fernando Bianco y Fernando Musina - Córdoba - Argentina
Visite y conozca al Prof. del Curso:
http://www.youtube.com/watch?v=i_h_Cu3uKzo
8 - CORDOBA FITNESS FIEP - Gerardo Calderón y Andrés Piquillem - Córdoba y San Luis - Argentina
Visite y conozca al Prof. del Curso:
http://www.youtube.com/watch?v=wINyHRIjixw
Visite y conozca al Prof. del Curso: http://www.youtube.com/watch?v=sbE1bVgqWl4

- Participación: Profesores, Maestros y Estudiantes de Educación Física. Maestros de Alumnos Especiales, Maestras Jardineras, Educadores en General y otros profesionales afines.

Alojamiento:

b) ALBERGUE ECONOMICOS: Lugares para ubicar carpas.
Reservas e informes: Gerardo Calderón gcalderon@arnet.com.ar


Tasa de Inscripción en pesos argentinos y dolares americanos:
Un curso .................................. $120 o U$S30
Dos cursos ............................... $200 o U$S50
Sesión Científica ....................... $120 o U$S30
Sesión Científica y 1 Curso .......... $200 o U$S50
Sesión Científica y 2 Cursos ......... $280 o U$S70
Envíe Giro Postal o Bancario en pesos argentinos a nombre GUSTAVO STORINO - Diego de Torres, 1144 CP 5006 - Córdoba con los siguientes datos: a) nombres y apellidos, b) Número de documento, c) domicilio (calle, número, Depto.) Código Postal de la ciudad. No se reservan albergues, solo los que pagan la cuota de inscripción en 2 (dos) cursos tienen alojamiento económico. Cupo limitado a 100 plazas.

Por Western Union a nombre de GERARDO LUIS ALBERTO CALDERON DNI 18.436.222

Reenviar datos
APELLIDOS Y NOMBRES:
DNI / RUT:
DIRECCION: Calle: Nº:
PISO: DPTO:
BARRIO: COD. POSTAL / CEP:
CIUDAD:
PROVINCIA / ESTADO / REGION, ETC:
TELEFONO:
PAIS:
E-MAIL:

Despues 17.00:
Maraton del congreso
Competencias Deportivas de Futbol, Handbol, Voleibol y Basquetbol
Despues 20.00:
Actividades sociales en el propio club y en otros de la ciudad de
Villa Carlos Paz

$ = Pesos Argentinos
U$S= Dolar americano

Desea participar gratis en alguna Actividad Deportiva? Si____ - No____ en Cual?
Futbol____
Basquetbol____
Handbol____
Voleibol_____
Maraton_____
Visite Paginas Web: http://www.argentinafiep.com.ar y http://www.fiepcordoba.8m.com/
Visite Blog:
http://fiep-argentina.blogspot.com/
Visite Blog: http://concursoclasedeeducacionfisica.blogspot.com/
Jorge Diaz Otañez
otanez@arnet.com.ar, diazjorg@gmail.com
Cordoba - Argentina
Visite <> en YOUTUBE

VIAJE AL CONGRESO SUDAMERICANO DE EDUCACION FISICA EN VILLA CARLOS PAZ - CORDOBA

Estimada/o Colega:
Para viajar al Congreso Sudamericano de Educacion Fisica los dias 18, 19 y 20 de septiembre
Tome contacto con los profesores:

Lic. Amilcar Colmán

Director de la UAA (Edif. Monteoliva) Tel. (021) 443 803 int. 119

Delegado Gral. FIEP Cel.: 0971 265422 * 0982 575139 * 0994 286580

Y E-mail: acolman@uaa.edu.py y acolman80@hotmail.com

Luís Cañete

Coordinador de la FIEP- Paraguay

Cel.: 0981 636 709 * 0971 515 820

y E-mail:

luiscn_82@yahoo.es y luiscn_82@hotmail.com

Te esperamos

Jorge Diaz Otañez
otanez@arnet.com.ar, diazjorg@gmail.com
Cordoba - Argentina
Visite <> en YOUTUBE
Mensaje para difundir entre tus contactos - Muchas gracias
Visite LA PAGINA WEB DEL CONGRESO: http://www.argentinafiep.com.ar

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil


Situações de Aprendizagem
Título: brincadeira da argola
Faixa etária: 2 a 5 anos
Duração: 20 mim
Objetivo: desenvolver e favorecer a coordenação motora fina, grossa e o equilíbrio estático.
Número de participantes: no mínimo 2
Linguagens envolvidas: corporal, brincadeiras, oral
Metodologia: para cada criança será distribuída três argolas, sendo que os pinos estarão dispostos no centro da sala formando um quadrado, ou conforme o grau de dificuldade do jogo os pinos poderão estar dispostos em linha reta, distantes dos participantes.
Materiais:
10 argolas coloridas;

4 pinos


Título: brincadeira do palito

Faixa etária: 4 a 5 anos
Duração: 20 mim
Objetivo: favorecer e estimular a criatividade e a interação
Número de participantes: no mínimo 4
Linguagens envolvidas: plástico – visual, cênica
Metodologia: Serão distribuídos 71 palitos a cada grupo, sendo formados dois grupos e cada grupo construirá seu desenho utilizado todos os palitos distribuídos. Em seguida os grupos passaram a sua criação para uma folha de cartolina
Materiais:
Duas caixas de palito de fósforos;
Cartolinas

domingo, 22 de agosto de 2010

MOVA - Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos. Brasil

O MOVA surgiu em 1989, durante a gestão de Paulo Freire na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, com uma proposta que reunia Estado e organizações da Sociedade Civil para combater o analfabetismo, oferecendo o acesso à educação de forma adaptada às necessidades e condições dos alunos jovens e adultos.
Equipe do MOVA Belém.
As salas do MOVA estão instaladas em locais onde existem poucas escolas e grande demanda por educação básica, geralmente as aulas são dadas em associações comunitárias, igrejas, creches, empresas, enfim, lugares em que há espaço e necessidade. A flexibilidade e a capacidade de se adequar à realidade e as necessidades dos alunos são as maiores vantagens do MOVA, já que geralmente as salas são próximas de suas casas (poupando o custo e o desgaste do transporte), as exigências com relação à faltas e horários são menores do que e em uma escola tradicional (uma vez que a maior parte dos alunos trabalham e têm obrigações familiares), além do conteúdo ensinado estar mais relacionado com o cotidiano de um adulto que já tem uma experiência de vida, cabendo aos educadores fazer uma mediação entre o saber do aluno e a educação formal.
Foto:Rosa Costa

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Governo japonês doa recursos financeiros para a Casa-Escola da Pesca-CEPE

No último dia 05/08/2010 (quinta-feira), a Presidente da Fundação Escola Bosque Professora Therezinha Moraes Gueiros, assinou termo de doação na sede do Consulado do Japão em Belém, no qual a Casa-Escola da Pesca (CEPE) receberá do governo japonês uma doação no valor de US$ 85,392 (o equivalente a R$ 146.020,22) com o objetivo de viabilizar os projetos que contemplam a instalação e estruturação física e técnica do estabelecimento de ensino.
A doação faz parte do programa Assistência a Projetos Comunitários e de Segurança Humana, que proporciona assistência financeira a ONGs, hospitais, estabelecimentos de ensino básico e outras instituições sem fins lucrativos.Fundada desde 2008, a Casa-Escola da Pesca na Ilha de Caratateua (Outeiro), oferta a jovens e adultos filhos de pescadores e trabalhadores da Pesca das ilhas de Belém, a oportunidade de concluírem o Ensino Fundamental na modalidade EJA, aliado a uma Qualificação profissional de formação inicial para o trabalho.

A importância do trabalho com ribeirinhos das ilhas de Belém alcançou uma dimensão que a procura ultrapassou a oferta de vagas existentes, requerendo expansão do espaço físico e recurso técnico para atender toda demanda da região ribeirinha.

Por meio do Programa de Parceria a Casa-Escola da Pesca conta com a participação do Governo do Japão através de seu Consulado em Belém. Tal investimento está previsto para a estruturação do trapiche para pequenas embarcações, aquisição de material de pesca e informática.
Esta doação vai proporcionar aos alunos uma otimização às atividades pedagógicas e de qualificação profissional em pesca e aqüicultura.

Autor do texto: Sandra Trindade.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Convite

PALESTRA GRATUITA
Tema: Qualidade de vida através da ergonomia no dia-a-dia.
Palestrante: Marcos Domaneschi - São Paulo
Data: 20/08/2010 - sexta -feira
Horário: 18h

http://www.cbes.edu.br/

domingo, 15 de agosto de 2010

Play "Race of the bag" / "Corrida do saco" E. M. Anna Barreau.


"Corrida do saco": Os competidores devem percorrer o mais rapidamente possível uma distância dentro de um saco que vai em média até suas cinturas.

Objetivo: Pôr à prova as habilidades físicas ou mentais dos membros.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Video:Rosa Costa

sábado, 14 de agosto de 2010

Curso de Formação de Professores em Informática Educativa

Local: Oficina 02 no NIED
Período: 10/AGO a 21/SET/2010
Turmas: Tarde
Inicio-se nesta terça-feira dia 10/08/2010 mais uma turma do Curso de Formação de Professores em Informática Educativa, que será ministrado pelos Professores-Multiplicadores Roberto Araújo Martins e Vanja Vago de Vilhena. O curso tem como objetivo formar professores para atuar nas salas de informática da RME. O Curso tem a carga horária de 110 h, distribuídos nos seguintes módulos: 1°Módulo: Linux/Kde e editor de desenho
2° Módulo: Navegando na Internet
3° Módulo: Editor de Texto
4° Módulo: Apresentação Eletrônica
5° Módulo: Publicação na Internet
6° Módulo: Planilha Eletrônica
7° Módulo: Software Educativo
8° Módulo: Planejamento Texto: Roberto Araújo Martins e Vanja Vago de Vilhena. (NIED)
Fotos:Rosa Costa

Brincadeira do Eco

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES DO NIED PARA O 2º SEMESTRE

I - Alfabetização Matemática, Leitura e Escrita-ALFAMAT (Sala de Aula)
Público Alvo: Todos os professores regentes do Ciclo 2 -1º e 2º anos
1ª Oficina: 16 a 20/08/2010
2ª Oficina: 23 a 27/08/2010
3ª Oficina: 13 a 17/09/2010
4ª Oficina: 20 a 24/09/2010
5ª Oficina: 01 a 05/11/2010
(Obs.: 02/11 - Finados. REPOSIÇÃO dessa oficina será no dia 16/10)
6ª Oficina: 08 a 12/11/2010
7ª Oficina: 22 a 26/11/2010

1.2. ALFAMAT (Sala de Informática Educativa-SIE)
Público Alvo: Todos os professores de Sala de Informática que atendem turmas de Ciclo 2 -1º e 2º anos.
1ª Oficina: 13/08/2010 (sexta-feira)
2ª Oficina: 20/08/2010 (sexta-feira)
3ª Oficina: 10/09/2010 (sexta-feira)
4ª Oficina: 17/09/2010 (sexta-feira)
5ª Oficina: 22/10/2010 (sexta-feira)
6ª Oficina: 05/11/2010 (sexta-feira)
7ª Oficina: 12/11/2010 (sexta-feira)

1.3. Aplicação dos testes de Língua Portuguesa e Matemática

Público Alvo: Todos os alunos de C2 – 1º e 2º anos
3º Teste: 05/10/2010 (terça-feira)
4º Teste: 07/12/2010 (terça-feira)

1.4. Entrega dos resultados dos testes de Língua Portuguesa e Matemática

3º Teste: até 22/10/2010
4º Teste: até 17/12/2010

2. Formação de Professores em Informática Educativa (C.H.110h)

Público Alvo: Professores da RME a serem lotados nas SIE
Período de Inscrição: de 28/06 a 06/08/2010
Período do Curso: 10/08 a 16/09/2010
Dias de realização: de Segunda a Quinta-Feira
Horário: 08h às 13h ou das 15h às 20h

3. Curso para Gestores (C.H.60h)

Público Alvo: Diretores e Coordenadores Pedagógicos da RME
Período de Inscrição: de 02/08 a 03/09/2010
Período do Curso: 14/09 a 23/11/2010
Dias de realização: Terças e Quintas

4. Oficina de Hagáquê (Editor de Histórias em Quadrinhos-HQ)
Público Alvo: Todos os professores de SIE que atendam C3 e C4
Período: de 13 a 27/08
Dias de realização: Sextas-feiras
Horário: das 08 às 12h ou das 15 às 19h

5. Oficina de Hot Potatoes

Público Alvo: Todos os professores de SIE que atendam C3 e C4
Período: de 10 a 24 /09/2010
Dias de realização: Sextas-Feiras
Horário: das 08 às 12h ou das 15 às 19h

6. Curso Proinfo Integrado I: Introdução à Educação Digital (C.H.40h)
Público Alvo: professores da RME com disponibilidade de carga horária
Período e horário – de acordo com a demanda
Curso presencial: 1 vez por semana

7. Curso Proinfo Integrado II: Ensinando e Aprendendo com as TIC (C.H.100h)
Público Alvo: professores da RME com disponibilidade de carga horária
Período e horário – de acordo com a demanda
Curso semi-presencial: encontros presenciais 1 vez por mês e desta atividades a distância

8. Curso Proinfo Integrado III: Elaboração de Projetos (C.H.40h)

Público Alvo: professores da RME com disponibilidade de carga horária
Período e horário – de acordo com a demanda
Curso semi-presencial: encontros presenciais 1 vez por mês e desta atividades a distância

9. Mostra de Informática nas Escolas

Público Alvo: Comunidade escolar
Período: a definir (sugestão: dia da Feira Cultural da escola)
Horário: a definir
Se você saber sobre os eventos do nied, acesse http://www.niedbelem.blogspot.com/

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

배뇨 장애

배뇨의 변화 :

정상적인 배뇨 : 4 ~ 6 회 / 일.

Pollakiuria 또는 pollakiuria : 배뇨의 빈도 증가하고, 볼륨을 의미한 건 아니 말합니다.

긴급 : 긴급한 필요가 소변을합니다.

Vesical tenesmus : 그것은 긴장과 쓰림 방광이나 항문 영역에서 지속적인 욕망으로이지만, 거의 쓸모가 소변이나 똥.

Nocturia가 : 때 그 사람이 밤에 자주 방광을 비우 일어나면 발생합니다.

Nocturia가 : 소변 볼륨 큰 음량 주간보다 야간에있다.
밤에 야뇨증 : 요실금.

소변 느리고 고통스러운의 Strangury : 방전.

경고없이 소변 실금 : 손실.

Dysuria가 : 소변에 어려움을 말합니다. 원인은 염증성 또는 방해하는 낮은 요로의 참여와 질병있을 수 있습니다. Dysuria 어딘가에, 이는 고통스러운 감각 소변의 행위로 인한 연결될 수 있습니다.

혈뇨 : 혈액 소변 있습니다. 수있다는 시험에 의해 현미경 검사의 시약 스트립하거나 감지가 가능하다. 때로는 소변은 혈액의 충분한 양의 눈에 보이는 혈뇨를 만들기 위해이 포함되어 있습니다. 소변이있는 빨간색이나 갈색.

소변에서 Proteinuria : 단백질. 수있다는 즉시 시약 스트립과 심사에 의해 감지가 가능하다. 그러나, 때로는,보다 정교한 기술이 필요합니다. 단백질은 현재 지속적으로 또는 간헐적으로 소변에서, 원인에 따라 수 있습니다. Proteinuria는 일반적으로 신장 질환의 기호지만, 심한 운동 후 (마라톤 레이스를 예 발생할 수 있습니다.)

소변에서 포도당의 Glycosuria : 존재 (설탕). 수있는 매우 정확 시약 스트립와 심사에 의해 감지가 가능하다. 가장 일반적인 원인은 당뇨병이다. 소변에서 포도당이 혈액의 포도당 농도의 정상화 이후 계속되면 큰 원인은 신장 장애입니다.

소변에서 ketones의 Ketonuria : 존재. 수있다는 시약 스트립과 심사에 의해 감지가 가능하다. Ketones 때 신체가 지방을 대사 형성하고 있습니다. 기아, 통제 당뇨병과, 때때로, 알코올 중독은 소변 ketones의 모양을 일으킬 수 있습니다.

소변에서 nitrites의 Nitrituria : 존재. 또한 시약 스트립과 심사에 의해 검색될 수 있습니다. 이 테스트는 감염의 신속한 진단에 사용되는 아질산염의 농도가 증가했을 때도 박테리아가 존재하고 있습니다.

소변에서 공기의 Pneumaturia : 존재.

Pyuria : 소변에서 고름.

Hemoglobinuria : 소변에서 헤모글로빈의 존재 (현미경).

혈액과 정액의 Hematospermia : 존재

백혈구 esterase의 존재는 (효소 특정 백혈구)에 소변에서 시약 스트립과 시험으로 감지할 수 발견. 백혈구의 esterase는 염증의 가장 일반적인 세균 감염에 의해 발생되는 기호입니다. 시험은 거짓 부정적인 결과를 소변이 너무 집중되어 있습니다 아니면 예를 들어, rifampicin (항생제)이나 비타민을 다량 C. 포도당, 담즙 염, 마약 들어 줄 수 있습니다

소변 산도는 시약 스트립과 시험에 의해 측정됩니다. 특정 음식) 비뇨기 산도를 (소변 : 5-9의 산도 증가시킬 수 있습니다.

소변의 농도 (osmolality, 비중) 중요한 신장 기능 장애의 진단이있을 수 있습니다. 의사 또는 소변 샘플을 무작위 검사 테스트를 수있는 능력을 신장으로 소변을 집중 평가하기 위해 수행할 수 있습니다. 이러한 테스트 중 하나에서 12~14시간에 대해 개별 않습니다 마실 물 또는 다른 액체. 또 다른 시험에서) vasopressin의 주입을 (호르몬 관리합니다. 특정 시간 후에 소변의 농도를 측정됩니다. 일반적으로 두 검사 결과 고도로 농축 소변을 양보해야합니다. 그러나 특정 신장 장애에 비정상적 (소변을 희석 유적 solutes의 정상적인 오줌 농도 : 50-1200 mOsm / kg).

보통 소변은 요로의 내부 세포 및 기타 폐기물의 소량이 들어 있습니다. 요로의 질병을 가진 개인은 퇴적물을 소변이 centrifuged 또는 decanted 형태로 더 많은 세포를 제거합니다. 침전물의 현미경 검사는 질병에 대한 정보를 제공할 수 있습니다.

비뇨기 실린더 : 어떤 단백질은 세포 요소, 단백질이나 지방의 방울에 갇혀있다 점액의 원통형 대중. 중요 하부 요로의 주요 신장 질환을 구별할 수 있습니다.


비뇨기 출력을 변경합니다.

Polyuria : 그것은 비뇨기 볼륨 (Vol. 요도> 2,500 ml / 하루의 증가에 해당하는 증상)입니다.

Oliguria : 소변 생산 (소변 집 <감소 500 / 일, mL)입니다.

Anuria 영속, 소변 생산 (Vol. 요도 <제품 100ml / 일이없는 상태)입니다.

변경 워터 :

Anasarca : 일반 부종.

Effusions :이 액체 또는 염증성 exudates에서 형성 transudates.

Uremia :

Uremia : 혈액 요소의 의미 상승. 우레아는 항상 부족 신장에서 높은 (정상 GFR <10 %)이지만, 그것의 상승은 먹이와 환자의 수화 상태를 크게에 의존하기 때문에 신장 기능의 안정적인 표시되지 않습니다.
원인은 : Uremia 때 신장 시스템의 능력을 손상 질소 제품 (요소와 creatinine) 한 번 피를 증상의 상태의 징후와 독성 상태의 결과로 높은 단백질 대사,으로 인한 혈액을 디버깅하는 경우에 발생합니다, 나쁜 메스꺼움 복지, 구토, 약점과 피로, dyspnea, 거식증, cachexia, 두통, 발진, 성장 장애, tetany, 말초 신경 장해, 심낭염, 발작, 출혈 장애, 무감각 심지어 혼수 상태.
신부전으로 혈액에도 적용된다 높일 수에 요소의 수준 :
• 간장에,에 의한 요소의 생산을 증가 :
높은 단백질 다이어트
단백질 고장 (수술, 감염, 외상, 암)의 증가 저하
위장 출혈
약물 (예를 들면 테트라 사이클린, corticosteroids)
•이에 의한 요소의 제거를 감소 :
신장 (심박 실패 저혈압 예 통해 혈류의 감소)
소변의 흐름을 방해
• 탈수
Innervation 요도 시스템 :

방광 :

Preganglionic parasympathetic innervation 및 cholinergic - 성례의 뿌리 (S2, S3과 S4는) - 골반 내장 신경 - 미터를 일으키다 detrusor (이크과 ATP에) 및 방광의 내부 괄약근을 억제.

Preganglionic 동정 innervation이 - prevertebral ganglia (T11 - L2 /의 L3과 4 번과)로 끝나는 - 게시 ganglionic 섬유 노어 출시 - trigone과 방광 목과 금지의 효과의 수축을 미터에 detrusor과 parasympathetic ganglia

금지의 효과 (베타 - adrenergic 수용체) 및 (알파 - adrenergic 수용체 흥분성).

골반 바닥 근육 및 외부 괄약근 - Somatic의 innervation (pudendal 신경) - S2의 motoneurons, S3과 S4는.

brainstem에서 bulbo - 척추가 중심 Pontino (이전 배링턴 핵에 의해 조정을 통해 배뇨 반사의 중앙 제어)를 센터에 연결하여 diencephalon을 cerebellar 및 대뇌 피질 (의식 행위 modulated)입니다.

신장 innervation은 Celiac의 총 (hypogastric 신경 및 표면 intermesentéricos, 포장 및 흉부 표면)에 의해 이루어집니다. 동정심의 innervation은 주로 신장 동맥과 수입 성의와 efferent justaglomerolar 복잡 역할을합니다.

요도는 전립선 총의 innervation입니다.

FIEP DO BRASIL comemora 61 anos de atividades 1949 - 2010


A história da FIEP no Brasil iniciou em 1949, com a participação de uma Delegação composta por 22 brasileiros, representando vários Estados e participaram da II LINGIADA DE ESTOCOLMO - Suécia, no período de 27 de Julho a 13 de Agosto de 1949, com 1.450 congressistas de 60 países, evento organizado pelo Governo sueco e patrocinado pela FIEP, quando o Presidente Mundial da FIEP, Major Joseph G. Thulin, nesta oportunidade designou os primeiros Delegados da FIEP para o Brasil, que aproveitaram para convidar o Prof. Thulin para visitar o Brasil e países da América do Sul, o que aconteceu no ano seguinte.

A Assembléia da FIEP no Brasil aprovou e homologou a data do dia 13 de Agosto de 1949, como a data oficial da instalação da FIEP no Brasil, justificando que este foi o último dia da II Lingiada de Estocolmo, onde foi definido a nomeação dos primeiros Delegados da FIEP no Brasil.

Os Professores Alfredo Colombo (Rio de Janeiro e Leste do Brasil); Sylvio José Raso (Minas Gerais e Norte do Brasil); Antonio Boaventura da Silva (São Paulo e Oeste do Brasil) e o Jacintho Francisco Targa (Rio Grande do Sul e região Sul do Brasil), são os nossos pioneiros e tiveram a responsabilidade de iniciar a implantação e estruturação da FIEP em nosso país.

No ano 2000 o Prof. Dr. Manoel Tubino é eleito Presidente Mundial da FIEP, sendo o primeiro Brasileiro a assumir este cargo, junto com o Secretário Mundial Prof. Almir Adolfo Gruhn e o Tesoureiro Mundial. Ms. Paulo Ernesto Antonelli, neste mesmo ano Tubino apresentou e o novoManifesto Mundial da FIEP, em dezembro de 2008 Dr. Manoel Tubino lamentavelmente faleceu e o Prof. Almir Adolfo Gruhn, assume a Presidência até o final do mandato em 2012.

Nestes 61 anos 310 professores já colaboraram como Delegados da FIEP no Brasil, atualmente com 84 delegados pelo Brasil , com representações em todos os Estados.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Jogo da velha - 해시 마크

Jogo de lógica para desenvolver o raciocínio.
É um jogo e passatempo popular. É um jogo de regras extremamente simples, que não traz grandes dificuldades para seus jogadores e é facilmente aprendido. Seu nome teria se originado na Inglaterra, quando nos finais de tarde, mulheres se reuniriam para conversar e bordar.

게임 논리 추론을 개발합니다.

그것은 인기있는 오락 및 게임입니다. 그것은 규칙의 선수에 큰 어려움을 가지고하지 않으며 쉽게 배웠는 매우 간단한 설정입니다. 그의 이름은 영국, 때 늦은 오후에, 여성은 채팅과 자수 모여 것이 유래했다.Referências
Kevin Crowley,Robert S.Siegler(1993) Flexible strategy use in young children's Tic-Tat-Toe,cognite Science17-531-561
Fotos:Rosa Costa

FORMAÇÃO CONTINUADA DE COORDENADORES DE ESCOLAS, UEI´S E UP´S.

Período: 19 e 20/08/2010
Local: Centro Social de Nazaré (a confirmar)
Carga Horária: 16h
Quantitativo: 180 Coordenadores

Tema: Vivenciando as linguagens nos espaços de interações: compartilhamentos e tecituras no planejamento da educação infantil.

Objetivo: Possibilitar aos coordenadores pedagógicos vivências nos espaços interativos, considerando a organização pedagógico-curricular por linguagens e práticas sociais, para resignificação do planejamento das Escolas, UP´S e UEI´S da RME.
PROGRAMAÇÃO
Dia 19/08/2010
08 às 09h
Acolhimento inicial: ETEI
Memórias e tecituras do encontro de junho: ETEI

09 às 12h e 14 às 18h – Espaços Interativos:
GT 01: Contação de histórias (Sônia Situbal)
GT 02: Jogos e Brincadeiras (Rosa Costa)
GT 03: Música e Cênica (Fábio Tavares)
GT 04: Corpo e Movimento (Agda Rosemberg)
GT 05: Cirandas e brincadeiras populares (Ataíde Júnior)

Dia 20/08/2010
08 às 12h e 14 às 18h – Espaços Interativos:

GT 01: Contação de histórias (Sônia Situbal)
GT 02: Jogos e Brincadeiras (Rosa Costa)
GT 03: Música e Cênica (Fábio Tavares)
GT 04: Corpo e Movimento (Agda Rosemberg)
GT 05: Cirandas e brincadeiras populares (Ataíde Júnior)
Orientações Gerais:
Circuitos dos espaços interativos: cada coordenador poderá vivenciar 02 espaços de interação, organizado pela ETEI antecipadamente. A carga horária em cada espaço de interação será de 08h, totalizando 16h para cada participante com a seguinte sequência:
Circuito:
GT 01 – contação de histórias -> corpo e movimento -> musica e cênica (Heloiza e Cristina)
GT 02 – jogos e brincadeiras -> musica e cênica -> cirandas e brincadeiras (Ana Cecília e Laurena)
GT 03 – musica e cênica -> cirandas e brincadeiras -> corpo e movimento (Leonilda, Claudinéia e Kelly)
GT 04 – corpo e movimento -> contação de histórias -> jogos e brincadeiras (Lourdes e Alessandra)
GT 05 – Cirandas e brincadeiras -> jogos e brincadeiras -> contação de histórias (Justina e Jesus)
Obs: Os coordenadores que não participaram da Formação anterior serão agrupados nos espaços de vivências de acordo com as orientações da ETEI.

Instrutoria: será necessário rever a programação das oficinas da formação anterior considerando o tempo para sua realização, solicitar uma proposta de trabalho para cada instrutor (a) referente as 08h em cada oficina.

Socialização: no dia 20/08/2010 a partir das 16h haverá socialização das vivências de cada oficina, com considerações e encerramento da ETEI.

Avaliação: elaboração de um instrumento de avaliação em que será apresentado aos instrutores para as devidas inclusões, caso seja necessário.
Texto:Equipe ETEI
Fotos:Bianca Venturieri e Rosa Costa